Powered By Blogger

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

SOBRE JÊNIOS DA INTERNET

O Jorge Stocker apontou que considera “Incrível a quantidade de "Jênios" conservadores, especialistas em coisa nenhuma que a internet concentra. Deveriam criar um diploma de "achologia", pois tem tanto ignorante "achando" sem se informar”.

E eu fiz um comentário breve e arrazoado que aumentei aqui....

Sim...alguns deles são historiadores, antropólogos, sociólogos, filósofos, cientistas políticos e dai tu pergunta qual que é a faculdade que eles fizeram e num sai nada que possa granjear algo como uma destas suas grandes e notórias especialidades. 

Dai tu encara eles de frente e aceita numa boa que são advogados, administradores ou engenheiros, ou qualquer outra coisa que o valha e eles não tem nenhuma solução ou inovação digna de nota para a área deles. E se tu pergunta que livros sobre isso e aquilo eles leram também num sai nada. Especialistas de dieta teórica e intelectual limitada que se põem a falar de toda e qualquer coisa como se estivessem revelando o terceiro segredo de Fátima ou inventando a  quinta roda. 

E tem algo pior do que isso, porque sequer futebol tu consegue discutir ou debater numa boa com eles. São os reis dos lugares comuns, do raciocínio em liquidação, da reprodução do senso comum mais rasteiro e conservador e em todos os temas que tu debateres verás eles aplicarem a regra de ouro deles na decisão de qualquer coisa: tudo ou nada! Parecem negociantes que propõem um acordo te apontando uma arma na cabeça para te convencer de que ele é bom acordo ou de que o raciocínio deles é válido. Acreditam que se vence debates no grito ou forçando a barra e desrespeitando o interlocutor ou adversário. 

E muitas vezes começam assim; antigamente...tem gente...eu acho que...li naquela revista...estou cansado...ou o clássico o Brasil não tem jeito....esse mundo ta perdido...

Se tu olhar bem e apertar só um pouco na entrevista descobre que eles não sabem é nada nem do Brasil e nem do mundo, muito menos de filosofia, sociologia, história, antropologia e etc. E os problemas são o mundo e o Brasil? 

Ok...pede a ficha ali na porta do inferno e vai...ou vai estudar um pouquinho antes de ficar tirando solução mágica da cartola porque ouviu dizer e de repente achou...e nem tratei aqui da retórica moral ou espiritual deles porque ela simplesmente não tem uma gota nem de auto-reflexão muito menos sequer a capacidade de alçar alguma forma mínima que seja de universalidade e validade interpessoal. 

Na relação deles com o mundo e todo o resto é tudo de mão única: venha à mim...e jamais verás eles se perguntando ou assumindo a sua parte na grande tarefa de reforma deste mundo, de mudança da nossa sociedade e na construção de uma sociedade humanizada, democrática e plural...eles acham mesmo que vão atingir a felicidade sozinhos...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário