Powered By Blogger

sábado, 28 de fevereiro de 2015

ATIVIDADE: AVALIAÇÃO DO PACTO PELA EDUCAÇÃO 2014 - PROFESSOR: DANIEL ADAMS BOEIRA

 AVALIAÇÃO PACTO

Considero que devo avaliar genericamente o Pacto pela Educação e em detalhe os aspectos relacionados ao planejamento, à preparação, aos cadernos, às atividades propostas, às reuniões realizadas na escola, as discussões em grupo e o modo como isto tem ocorrido na escola e suas conseqüências. Não vou tratar pormenorizadamente de todos os objetivos listados no nosso planejamento, mas afirmo já meu pleno acordo com as propostas e todos os conteúdos apresentados.

Genericamente, considero que o Pacto responde a uma necessidade já muito discutida de haver alguma forma de investimento e promoção da ampliação da formação dos educadores brasileiros que dê conta de duas questões que me parecem fundamentais: 1. A atualização e a formação permanente técnica e teórica dos educadores e 2. a qualificação, o incentivo e a promoção do envolvimento coletivo dos educadores nas questões da educação brasileira no próprio local de trabalho. Neste sentido, minha avaliação geral é muito positiva, pois o Pacto responde de forma adequada a uma velha expectativa como cidadão, pai e ex-aluno, servidor público, professor e membro da carreira de magistério estadual. 

Creio que, após algumas dificuldades iniciais e uma espécie de arranjo interno e acordo interno sobre o Pacto, que foi por si mesmo um pacto entre os educadores e a equipe da escola, o planejamento das atividades está seguindo a contento e os objetivos das atividades tem sido muito bem atingidos pelo grupo de educadores da escola.

Tem ocorrido também alguma preparação preliminar as atividades. Os cadernos são bem elaborados e de fácil leitura e bem acessíveis  Quanto às atividades propostas tem promovido bons debates entre os colegas e auxiliado na transição da escola atual para uma escola mais compreensiva e emancipatória levando em conta o grande desafio de um ensino de qualidade e democrático. Ao mesmo tempo, tem ocorrido visíveis mudanças de método e de concepção entre todos professores.

Quanto às reuniões realizadas na escola, sua metodologia e às discussões em grupo, avalio que os debates sempre acrescentam algo pitoresco ao ambiente escolar porque geram na nossa escola a exposição de muitas diferenças de formação, ressaltando-se as diferenças de práticas e de visão de mundo entre os educadores que redundam em metodologias também diferentes. Neste sentido creio que o Pacto tem auxiliado também num diálogo sobre como educar, como encarar as novas realidades tecnológicas e sociais do século XXI e também em como compreender os novos papéis da escola na educação de jovens. Na nossa escola já temos por hábito debater as diferenças e tratar das questões coletivamente, com o Pacto houve um belo incremento destas atividades de compartilhamento e formação. E o Pacto também nos trouxe muitas mudanças nestas interações que vejo que tem contribuído para fortalecer o nosso coletivo de educadores e promover uma discussão do projeto de escola. Além disso, ocorreram também novas interações e algumas muito produtivas entre os educadores e os alunos.

Assim, eu avalio que o Pacto pela Educação tem conseguido atingir a maioria e trouxe muitos efeitos importantes na escola. Na minha perspectiva profissional ocorreu uma mudança de atitude e método em minhas aulas e em relação a diversos desafios do meu cotidiano escolar. Passei a utilizar mais as novas tecnologias da informação e promovi também certa inversão de perspectiva centrando as aulas de filosofia mais nos conhecimentos dos alunos do que nos meus. Assim, passei a avançar no meu conhecimento dos alunos e a incrementar minha visão dos alunos e de suas características atuais.

O Pacto acabou por incrementar  e se somar as diversas atividades de formação que já tenho freqüentado e, além disso, tem trazido temáticas novas e a revisão de teorias educacionais que já me influenciavam antes dele. Também tenho escrito mais sobre experiências pedagógicas de uma perspectiva mais positiva ainda e tenho publicado em meu blog pessoal e meu perfil social no facebook sobre os temas que me tem provocado e as minhas experiências. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário