Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A QUESTÃO DOS IDOSOS E A MORTE DO WALMOR CHAGAS


Este é um tema muito importante mesmo para todos nós, nossos familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos.

[envolve também o limite de sofrimento das pessoas ou de sujeição a dor ou a certas condições de sobrevivência - eu tenho certeza absoluta que meu pai não aceitava esta condição assim como o Walmor, apesar dele temer de certa forma muito a morte, como vi em seus últimos dias apertando minha mão e com minhas irmãs]

E a boa matéria da Claudia Collucci na Folha de São Paulo, aponta também isto que é muito alto no Rio Grande do Sul e nos estados do sul os índices de suicídios.

Não estou com isto querendo reduzir a importância do impacto positivo da aplicação e criação de políticas públicas específicas para os idosos.

Mas mesmo com elas melhorando muito nos próximos 25 anos, a condição é ruim para muitos idosos e para alguns, em especial, é muito ruim.

Considere que aumentará o contingente de idosos e também os números daqueles que querem uma saída honrosa e sem sofrimento deste negócio chamado vida.

Para mim isto também é um direito.

Ou vamos ficar assistindo e narrando isto?

Devemos pensar muito sobre isto meus amigos e amigas.

Sim, a pequena política e a falta de generosidade acabam vencendo um debate extremamente importante para a humanização da nossa existência do início ao fim.

Nem no Supremo isso vira debate.

Fico imaginado aqui as notícias de jornais ou a operação abafa.

O que não vão resolver o problema da dignidade da saída desta vida com dignidade.

Estudos demográficos nos informam que a partir de 2020 e com mais peso em 2038 completa-se a transição demográfica e a curva de crescimento populacional começa a cair.

Isto significa o envelhecimento da nossa população, mais idosos o dobro ou triplo de hoje.

Penso que a questão é dar todos os direitos neste tema.

O problema maior para mim não são só os modelos de saúde e dignidade, mas sim a questão do direito de ir embora desta vida, sem ser visto como um  crime, uma covardia ou como a frustração de uma vontade divina.

Assim, com as mulheres tiveram que conquistar o direito a não reprodução – e ainda lutam muito por isto, os idosos – e me coloco entre eles mais tarde – terão que lutar pelo direito de ir embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário