Powered By Blogger

domingo, 28 de abril de 2019

NÓS VAMOS SOBREVIVER, MAS O QUE REALMENTE IMPORTA É A SOBREVIVÊNCIA DO POVO


O diálogo do Uber ontem em uma corrida rápida foi algo. O motorista, primeiro, me explicou que corridas curtas eram boas porque significavam um bom valor na cobrança de curta distância em virtude da taxa mínima. Também falou que quanto mais corridas, melhor, porque aumentava a pontuação dele e incluía o motorista em promoções e premiações.

Depois mudamos de assunto. Ele me perguntou sobre a minha profissão. Respondi que era professor. Depois ele falou que a coisa estava bem feia. Eu disse que sim. Que no meu caso e dos meus colegas, professores estaduais do RS, estamos 40 meses com salários atrasados e congelados sem nenhum reajuste por mais de quatro anos. Ele me perguntou o que eu ensinava. Respondi que lecionava Filosofia e História e, também, Sociologia e Geografia, quando necessário. Ele então exclamou que as coisas estão feias para professores de filosofia e sociologia. Eu disse que sim, que o atual governo do Brasil negligenciava a importância das nossas disciplinas e da educação.

Ele me olhou e disse, então, está difícil, mas a gente vai sobreviver e isso vai passar. Eu olhei para ele e disse que sim. A gente vai sobreviver, com mais dificuldades, mas vamos sobreviver. Mas disse, então, que o problema disso tudo que está acontecendo não é exatamente a nossa sobrevivência, o problema é se os outros – todo o povo que não tem defesas - vão sobreviver. O problema é a vida do povo brasileiro que já está sofrendo muito. Terminou a corrida. O jovem me deu cinco pontos na avaliação. Me despedi, desci ou desembarquei do carro e sai pensando nisso. Depois fui, em casa, ver a entrevista do Lula. E ele disse praticamente a mesma coisa afirmando estar muito preocupado com a vida do povo brasileiro. Lula disse que estava na cadeia e que via todas as notícias e que estava muito preocupado com o que estavam fazendo no Brasil.

Muita gente, portanto, ainda precisa entender que a questão atual no Brasil não é a própria sobrevivência, mas a sobrevivência do povo brasileiro, que não é protegido e tem sido atacado pelo atual governo em seus direitos e condições de vida como na reforma trabalhista já aprovada, a reforma da previdência que ataca gravemente os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras e no teto dos gastos que tem impacto profundo nas políticas de saúde, educação, habitação, seguridade social e assistência social que estão sendo dizimadas num ciclo de vinte anos. A miséria e o desemprego, com a fone e o desalento tem aumentado, a economia não se recupera com o receituário neoliberal e o governo do Bolsonaro não funciona direito e passa o tempo todo fazendo maluquices e bobagens que não ajudam em absolutamente nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário