Powered By Blogger

sábado, 20 de dezembro de 2014

SOBRE A ENDOXA DE ARISTÓTELES

ENDOXA_MARIANE

COMPARTILHO AQUI O ARTIGO DE MINHA AMIGA MARIANE SOBRE O MÉTODO DAS ENDOXA DE ARISTÓTELES:

COM UM COMENTÁRIO PARA ELA E MEUS ALUNOS DE FILOSOFIA E SEMINÁRIO DE 2014

Uma das coisas que me surpreende nestas redes sociais é justamente isto. A gente escreve e acha que ninguém lê ou curtiu, mas somos surpreendidos com comentários e mesmo diálogos sobre o que escrevemos. Por isto, escrevo e publico aqui também. Não são artigos acadêmicos, mas bem, são lidos e geram reflexão que é o que me importa em meus enunciados, discursos e posições. A Endoxa me apareceu nas aulas de seminário integrado no ensino médio e de filosofia por conta de que eu deveria encontrar sim algo como uma opinião na base de todo discurso  e de minha análise do discurso a  partir da diferença platônica entre doxa e episteme. Assim, acabei adotando endoxa com muito prazer para tratar das opiniões dos mais sábios, mais experientes e mais práticos - que ainda que não sejam capazes ou intentem em seus propósitos dizer a causa ou determiná-la com rigor  - nos apresentam uma opinião  que deve ser levada em consideração e que pode nos ajudar a começar na abordagem cognitiva ou teórica de determinado assunto. E eu precisava encontrar uma forma de diferenciar todas as opiniões sem usar alguma guia ideológica e tal. E neste ano isto foi muito importante. Nem sempre a famosa voz da experiência está correta e é a diretora que resolve os conflitos de opinião, mas deve ser levada em consideração. A piada é que eu descobri que os bons jornalistas ou os mais reconhecidos geralmente são especialistas em endoxas e alguns poetas também. Isso ocorre quando a opinião sofre certa mutação e vira informação, ainda que não tenha o grau de conhecimento e precisão que nós gostaríamos que fosse apresentado sobre determinado assunto.. Assim, em minha análise do discurso acabei então diferenciando em sua base DOXA e ENDOXA. E constitui, então para análise e classificação de tipos de discursos uma escala de OPINIÃO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO...e a parte legal é que partes das ENDOXAS chegam sim a compor, em alguns casos, senão um discurso de conhecimento, parte das tarefas a serem cumpridas e analisadas por quem deseja conhecer mais e expressar algum conhecimento sobre alguma coisa. Deixarei aqui, por último, uma pista de que neste tema estamos também bordejando aquele limite em que o senso comum  está na fronteira do bom senso.
Mariane respondeu ao meu comentário assim:

“Sinto-me honrada por meu trabalho poder fazer parte da discussão com seus alunos, Daniel. Estou de acordo com tudo que disseste e acho uma maravilha que possamos traçar, como tu traçaste, paralelos com o cotidiano e levar isso para a sala de aula, não restringindo a discussão aos pequenos circuitos acadêmicos.”

Compartilho a mesma opinião aqui. Gostei muito do teu artigo que somou-se avançando ao que li no Dicionário de termos gregos de Peters e em algumas pesquisas. .Estive às voltas sim com a endoxa de Aristóteles o ano todo. E mesmo nos debates políticos vi ela mais confundida com certo senso comum da pior estirpe com ares de razoabilidade forçada. Gostei muito de tua abordagem e elucidação e avançamos muito nisto saindo do simplismo de tratar sempre a opinião como preconceito ou senso comum.

Um abração.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário