Powered By Blogger

terça-feira, 18 de junho de 2013

O SEGUNDO PASSO


O SEGUNDO PASSO

Estava conversando com uma adolescente que esteve em Porto Alegre ontem e ela me dizia que a política e as eleições são um segundo passo que vem depois. Ela tem razão nisto. Mas é bom a gente colocar isto logo no horizonte, senão ficamos só na perspectiva anarquista ou do esquerdismo e daí já era. Os REAÇAS tomam conta e começam já já a esfregar os dedinhos de alegria.

Se você não pensar desde já, eu dizia com carinho, no segundo passo, ele não será dado.

Tem que colocar isso claramente no horizonte.

Não adianta ficar embolado na copa do mundo ou no passe livre, ainda que a crítica a isto seja correta de um ponto de vista de um novo país mais sério a ser construído, e também não a adianta ficar preso só na pauta geral da defesa dos movimentos ou do direito de protestar, a mais importante e efetiva decisão final é a da política.

E ela envolve sim partidos, os partidos que existem e as opções que precisam ser construídas desde já. E a gente já sabe muito bem que não adiante eleger as BELEZAS, BONITINHOS, JOVENZINHO e TÁ LEGAIS, porque se for assim – só na linha miss simpatia, eles acabam se casando com o que há de mais atrasado só pelo poder ou para conquistar o poder. 

O problema deste nosso povo ao qual a gente faz parte também é este: eles querem gritar muito agora e acham que depois outros resolvem. Mas quem são os outros? Quem vai escolher eles nos partidos? Quais programas eles vão defender? Quem eles representam?

Então, não é tão simples assim, infelizmente, ou você resolve estando alerta e atuante sempre, pelo resto da tua vida ou não tem solução. E o segundo passo é este mesmo: Qual política você vai defender? Qual lado você vai tomar nas próximas eleições? Será ali e nas próximas eleições dos próximos 30 anos que estes jovens vão de fato mudar este Brasil ou entregá-lo de volta para o atraso e os reaças que adoram brigar contra a copa, a corrupção, mas que quando chega a hora deles se escondem atrás da velha ordem burguesa e dos bons costumes.

Não preciso sequer apontar de que lado esta CANALHA estava nas GREVES GERAIS, na luta pelas diretas já, no Fora Collor, no Fora FMI, no Fora FHC e nas diversas MARCHAS DOS SEM e dos SEM TERRA, ou dos PROFESSORES de que nós participamos.

Assim, vamos lá juventude, estou ansioso para assistir e participar do SEGUNDO PASSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário