Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de abril de 2013

SOBRE GOVERNANTES QUE MANTÉM SEUS ASSENTOS NAS ENTIDADES CIVIS

Discordo do conceito que vc usa amigo Bado, que não é claro e confunde mais do que ajuda na crítica ao que vc percebe e observa. Se usa a expressão aparelhamento para dizer que uma entidade sofre desvio de sua finalidade ao ser ocupada por determinada facção política, isto é, quando a entidade é posta a serviço ou vira aparelho de determinada facção política. O que vc descreve como aparelhamento deve ser sempre criticado porque expressa na verdade uma confusão entre sociedade civil, organizações sociais e estado. E isto para nós é um princípio muito caro porquanto sempre tentamos, procuramos e lutamos para manter a independência entre entidades sociais - movimentos sociais, sindicatos e associações de qualquer natureza e o estado.E é isso que vc assiste quando v~e os próprios movimentos sociais liderados por militantes do PT fazerem pressão, greve ou luta contra os governos do PT. Em alguns casos isso leva a dissidência, mas este é justamente o preço que se paga pela autonomia dos movimentos sociais e também pelos papéis diferentes entre o estado e  o movimento.  Assim como já realizamos diversas discussões sobre independência e autonomia. O que vc observa é uma coisa muito pior do que isto: são dirigentes de entidades civis assumindo cargos no governo sem sequer se licenciarem de suas entidades. Isto para mim é grave porque mostra o quanto há uma confusão ai entre os papéis de estado e os papéis de sociedade civil. E o problema ai é prático não é teórico. É impossível que sempre e em todos os momentos os interesses públicos sejam compatíveis com os interesses destas entidades. Assim, ou a entidade fica à reboque do Estado, ou o estado privilegia esta entidade em suas demandas e atendimentos o que deve gerar aversão e denúncia dos outros segmentos da sociedade. E nem falei ai em questões éticas, morais ou sobre o tema geral da corrupção e mesmo ainda sobre o tamanho da dedicação destes sujeitos a uma entidade ou outra. Temos que pensar também que o estado não é um bico e que aqueles que trabalham nele deveriam ter uma certa dedicação maior a isto. Afinal é através dele que se atendem, a todos os cidadãos e não através de suas entidades, por melhores que elas sejam e por mais abrangentes que elas sejam.

NOTA 1:

Talvez você possa entender que a comparação que fazes é péssima...porque éalgo  absolutamente incomparável...Não conheço nenhum dirigente do PT de nenhuma entidade que manteve assento ou cargo em governo. Isso é, inclusive, vetado pelo estatuto do Partido. Entendo que o respeito a sociedade civil e ás entidades é fundamental para a democracia e o exercício dos papéis institucionais que ela exige Isso que você descreve é uma atitude típica de provincianos e pessoas mal esclarecidas. Penso que eles deveriam ou poderiam estudar mais alguma coisa para governarem nossa cidade. Aproveitarem a oportunidade para se aperfeiçoarem e aprenderem a servir melhor ao povo que os elegeu.

NOTA 2 .Estou te dizendo algo muito mais simples que isso,..sem deselegância nenhuma. O que você pode fazer é .me dar um exemplo de aparelhamento das entidades ou do estado pelo PT, porque eu não conheço. Quanto ao provinciano e mal esclarecido não cabe a você isso, essa epia, a não ser que você está tomando partido daqueles que aponto com a ponta afiada de meu lápis. Entidades importantes como a OAB e a ACIS, não devem ter nenhum registro anterior deste tipo de conduta. E te digo que isso é sim sinal de deselegância e de provincianismo e também de um atraso. O que, aliás, os antigos lideres destas entidades nunca o foram, mesmo que eu tenha diverg~encias com eles ou tome partido por outars lideranças reconheço isso.. E eu conheço a história das duas entidades em São Leopoldo amigo. O que talvez seja um indicio de que lado estão os pouco esclarecidos. Mas você está qui só fazendo uma narrativa para a qual eu divirjo na comparação e concordo na acusação atual. E .tua acusação em nada fica mais forte com a comparaçã, ao contrário te digo que é inédita esta confusão,  ou seja, nem o PT que é formado por trabalhadores, intelectuais, universitários, lideres comunitários e religiosos fez o que você diz e nem eu defendo o que você diz que o PT fez, se o fez. Do que não tenho mesmo conhecimento E não se faça de desentendido, porque daí fica feio neste sério debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário