Powered By Blogger

sábado, 14 de março de 2020

O CORONAVÍRUS E O NEVOEIRO MISTERIOSO


O CORONAVÍRUS E O NEVOEIRO MISTERIOSO:
NÃO ENTRE EM PÂNICO E NÃO BATA COM CABEÇA NA PAREDE



Parece-me evidente que a condição de Pandemia Global da Corona Vírus é muito séria mesmo. Mas também deve manter como cabeças nos seus lugares desidratados e reagir com inteligência, serenidade e prudência, ou seja, sem problemas de desespero e sem estimular ou pânico entre todos. E principalmente dando atenção às informações realmente relevantes sobre o tema que são aquelas que respeitam a prevenção e qual a atitude correta diante de um vírus ou uma suspeita de vírus.

Aliás, ontem no Mercado ou melhor, como uma amiga, no Esquilão, para buscar alguns alimentos, ao chegar a uma caixa para pagar os bens de consumo que estavam comprando, vi uma cena típica de incontinência verbal e descontrole emocional que foi exibida uma tentativa clara, de um lado, de compartilhar informações privilegiadas e exibir a minha atenção e a caixa de diálogo e todos os itens a nossa volta, quanto ao insignificante pânico e obter alguma forma de prazer sádico com terror ou pânico de outrem. Eu fiz ouvir sons e não esbocei nenhuma reação. Só filmes de ação na senhora e reagem como se nada acontecesse ou como se não tivesse ouvido nada. Em diversas outras condições, foi considerado atencioso ou solidário e não indiferente, mas me ocorreu uma espécie de antevisão do rumo da prosa e pensei: melhor não. Meu instinto de autopreservação e minha intuição me guiaram quase instantaneamente. Em fração de segundos me contive deliberadamente e firmemente. Mas você está pensando e refletindo sobre o objetivo da senhora e nas consequências ou causa o seu gesto sem tocar no seu estado mental e sua sensibilidade. Poderia ter sido diferente, mas não foi. E não foi por escolha minha em não topar esse jogo e essa interação social.

Foi uma coincidência que me lembrei de um filme de ficção que considerava muito bom porque também ocorre uma longa situação no Mercado ou Super Mercado. Neste filme, os moradores de um vilarejo ficam presos em um mercado e uma sucessão de filmes terríveis e angustiantes se seguem. Vou deixar sem spoiler.

Eu recomendo muito o vídeo do filme O Nevoeiro (2007, The Mist, também traduzido como O Nevoeiro Misterioso), baseado em um conto homônimo de Stephen King. Nele fica exibida uma situação que apresenta os mesmos efeitos nesses casos. Anomia e ausência de autoridade, disputa de liderança e grandes controvérsias e dificuldades nas tomadas de decisão coletiva, violações e paranóias, apelos ao salvamento e credulidade, bem como recurso ao fatalismo e ao moralismo, medo de morte violenta, desespero, impaciência, ansiedade e atitudes impulsivas ou compulsivas, Enfim, o filme mostra ou exemplifica claramente o quanto o Bloqueia Pânico pode exibir informações e estabilidade emocional dos agentes e, por consequência,

Parece um filme didático e paradigmático para nossa reflexão sobre os tempos de Corona Vírus e sua Pandemia Global, pelo menos para tentar recomendar que mais pessoas mantenham suas cabeças nos seus lugares devidos ou, como eu costumo dizer ou comentar ou pensar, quando as pessoas fica irritado em filas de supermercado e destrói todo seu fel: se você tiver uma impaciência em enfrentar uma fila de filas, ele já estará assim, imagina ou não consegue momento em que as coisas ficam realmente feias? Vai acabar batendo com a cabeça na parede. Nós devemos manter a calma e evitar isso.

PS Resolvi usar uma imagem do cãozinho com uma cabeça na parede para evitar um ser humano sem cabeça ou bater com a cabeça na parede até sangrar, mas também para lembrar e evitar que seu cão ou gato cause esse nível ao veterinário que causa esse comportamento pode ser um indício de alguma lesão cerebral grave no seu animalzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário