Powered By Blogger

sábado, 17 de setembro de 2016

O FUNERAL DE SARTRE (07/08/2016)

Este é o funeral de Sartre em Paris no ano de 1980. (ENTERREMENT DE SARTRE )Olhem para estas multidões! Estima-se que haviam mais de 50,000 pessoas presentes, 30.000 nas ruas e 20.000 no cemitério. Alguém pode pensar em algo assim? É certo que nenhum outro intelectual da história teve sua morte acompanhada por tantas pessoas. Ou que sequer algo remotamente parecido a isto. (digamos, 5,000 pessoas, em vez de 50,000.) Não temos registro de algo assim. Porque isto ocorreu? Lembro aqui da resposta de Aristóteles adotada de Heródoto sobre como avaliar a vida de um homem. É impressionante imaginar que Sartre que tanto marchou por seus cidadãos e ideais tenha tido seu corpo acompanhado provavelmente por muitos que ele defendeu e marchou em seu último andamento nesta terra, em Parias.

Agradeço a Ray Monk - de quem adaptei e traduzi parte da postagem - e que me lembrou a mais forte impressão filosófica que eu tive aos 15 anos de idade em abril de 1980.


Isso foi algo que me deixou muito marcado. A partir daquilo a filosofia passou a ser vista por mim como algo de fato muito importante. Me deu um "estalo" e de certa forma provocou uma mudança em mim. Do que mal consigo ter a medida exata. Mas que ficou em minha memória. Nove anos após isso iniciava o curso de filosofia. E até hoje tenho uma consideração muito especial por Sartre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário