Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SOBRE A POLÍTICA DO ATRASO EM SÃO LEOPOLDO E A ENCHENTE DE NOVO

Cara, não te preocupa com minhas palavras ou posições políticas ou culturais, eu não tenho medo e já querem o meu couro faz muito tempo. Não tenho problema para andar de cabeça erguida, nem dificuldade para me defender, graças aos amigos e aos velhos parceiros. Alguns, inclusive, são hoje bem mais do que amiguinhos ou beócios, são exterminadores de baratas bem profissionais em suas esferas de atuação. Eu amo a política, mas tenho completa aversão a pilantras...

E para mim não tem desculpa: pilantra é picareta. Essa gente, este tipo de pessoa que anda pela cidade fazendo favorzinho ou dando jeitinho na verdade não ajuda ninguém de verdade. Só atrasam a cidade. Vou te dizer que já ouvi até o Waldir Schmidt reclamando deles, já vi o Olímpio reclamando deles e já vi o Vanazzi reclamando deles. São os carrapatos da política leopoldense. Eles são profissionais na pilantragem e no jeitinho e adoram o prestígio e a fama que obtém com isso.

E o povo tem que aprender a ir contra isto. O povo tem que aprender a flagrar este lance e acabar com ele. Se este meu gesto aparentemente corajoso de ter opinião contrária ou posição radical sobre isso encorajar alguém que até então não tem coragem já somos dois então. Quem cuida de imagem é boneco e madame. E eu sou gente comum, tenho nome, sobrenome e vou envelhecer com a mesma cara de sempre e com a mesma profissão.

O amigo acredita que não tem ningume fazendo papel de cínico nisso? ORA PORQUE VOCÊ NÃO VÊ, OU NÃO LÊ, NÃO QUER DIZER QUE NÃO TEM.

Eu vejo e leio por aqui e por ali. Sobre o Vanazzi só te pergunto se estais fazendo um juízo de conhecimento ou de opinião? E nem precisa me responder amigo. Com todo respeito que tenho por você.

Amigo, não adianta ficar chateado comigo, acalma teu coração. Eu não tento – ao perguntar se é questão de opinião ou conhecimento - tirar teu direito a opinião não. Só penso que para fazer certas afirmações é bom ter conhecimento, para evitar ter que corrigir elas por desconhecimento, porque se você opina deve estar aberto a correções por falta de informações ou por informações equivocadas. Senão serei injusto contigo, ao aceitar tuas opiniões sem base fatual ou conhecimento de caso, serei injusto com quem me lê e não darei bom exemplo aos meus alunos. Eu tento ao máximo  educar meus alunos para buscarem a verdade e não somente vencer debates com retórica ou um aparente bom senso. Te quero muito bem apesar disto. Mas não preciso entregar os pontos fáceis por isto, por esta amizade e admiração.

A questão não é morar no Rio, dentro do rio ou fora do Rio dos Sinos na enchente. A questão é qual a política pública que resolve isso.

São Leopoldo não seria nada se o maluco iluminado do Thomas de Lima não tivesse optado por fincar o pé ali no passo. Instalar a banca e a controladoria de fluxos econômicos ali. O desgraçado – afinal o Visconde de São Leopoldo fez de tudo depois para desgraçá-lo - sabia que era área alagável, mas ele tinha um outro desafio. O problema dele era garantir BUSINESS e garantir ARRECADAÇÃO. Já discuti isso na passant com o amigo Marcio Linck que é bem mais historiador do que eu e fizemos isto numa boa.

Não é por nada que SL já foi a segunda e quase a primeira economia deste estado justamente por sua localização e relação com um rio navegável - que entretanto enche, enche e enche. Bem, isso já se passou diversas vezes e dá ate para contar todas as boas e ruins histórias sobre isto.

O que não passou ainda é a falta de vergonha na cara de alguns pilantras. Minha postagem é muito mais pedindo política habitacional para isso do que um pedido de fotos, donativos ou ajuda. As pessoas não precisam mais ser cabresteadas ou ficarem dependentes da bondade das outras.

Isso é vergonhoso e humilhante....

A solução disso é difícil sim, mas ela também depende de conceitos de justiça, competência profissional e de decisão política. Te digo que RECURSOS NÃO FALTAM PARA ISTO, para uma política habitacional que corrija isto. E é só fazer projetos caprichados e aceitar protocolos e exigências institucionais. E parar de fazer política de Mané, botar a culpa nos outros ou dizer que não consegue. Parar de ficar achando e tendo opinião sem saber do que trata.

Com este debate dai entramos num outro departamento que é a QUALIFICAÇÃO DESTA GENTE TODA QUE ENTRA EM GOVERNO, QUE SAI DE GOVERNO E CONTINUA IGUALZINHO COMO ENTROU.

Eu não sou contra CCs, o que me preocupa é a criação, manutenção e vinculação de nababos e inúteis com dinheiro público. Não dá para estes caras ficarem recebendo dinheiro público e salários públicos por 4, 8, 12, 16, 20 anos e não representarem nenhum progresso para a cidade. Não trazerem nada de qualitativo, técnico e mesmo político de caráter superior para esta cidade.

Alguns deles poderiam pelo menos estudar, para serem mais úteis á sociedade e quem sabe não passarem a vergonha de serem demitidos porque não tem qualificação, seja pela nova lei seja pela vergonha na cara de seus empregadores. O que inclui ai alguns dos bonitos da câmara de vereadores. E para eles que não querem progresso é mais fácil e dá menos trabalho fazer esta politiquinha. Mas eles estão somente perpetuando este atraso.


Este me parece ser o quadro geral da catástrofe e do atraso desta cidade. E não adianta ficar brabo comigo porque esta é toda a verdade sobre esta turma que vampiriza São Leopoldo e que vende seu apoio político pelas esquinas, nas repartições e gabinetes. Eu vou aproveitar para pedir que os jovens que estão enfrentando eles façam de tudo para não caírem na mesma. Porque já assisti outros jovens corajosos e idealistas caírem nesta mesmice e acharem que estão ajudando o povo de nossa cidade com esta pequena política.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário