Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de julho de 2012

OS MONUMENTOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ DE SÃO LEOPOLDO: PEQUENA RESPOSTA E NOTA



Me consultaram esta semana sobre dois Monumentos da Imigração Alemã de São Leopoldo, do Sesquicentenário localizado na Praça 20 de setembro e o do Centenário localizado na Praça do Imigrante. 


A melhor obra sobre os monumentos de São Leopoldo:

MULLER, Telmo Lauro. Monumentos em São Leopoldo. São Leopoldo: sem editora,1979, 83p.

1. lá temos entre as páginas 39 e 53 todas as informações sobre o "Monumento do Sesquicentenário da Imigração Alemã" (este é o nome);

Os autores do projeto e que acompanharam a execução são: LUIZ CARLOS PEREIRA REGO XAVIER  em colaboração com VASCO PRADO (p.48).

O único registro que encontrei de Luiz Carlos Pereira Rego Xavier na internet foi de que o mesmo faleceu em Santa Catarina no ano passado "com pesar que comunicamos o falecimento do tenista LUIZ CARLOS PEREIRA REGO XAVIER (XAXÁ). O Sr. Luiz faleceu hoje às 02:30h, após árdua batalha contra o câncer. O corpo será velado na Capela Marfim do Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, onde será sepultado às 17:00h do dia de hoje, 27/07/11"Confederação Brasileira de Tênis.
Já sobre Vasco Prado existem abundantes registros.

O nome fantasia do monumento para efeitos de apresentação no concurso era GILT - uma  curiosidade - a "Porca". Talvez por causa dos arcos no entorno de um eixo. 

A inauguração foi no dia 21 de dezembro de 1974, às 10 horas da manhã;

2. sobre o "Monumento em Homenagem aos Primeiros Imigrantes Alemães" (designação do edital de concurso, p. 8), temos também o que segue:

- o autor do projeto segundo MULLER é Walter Drechsler como vencedor do concurso de projetos, mas esta é uma conclusão de MULLER que ele mesmo indica a partir de algumas pistas que encontrou em jornal da época e em publicidade da época (ver p. 11.) - adiciono que pesquisando sobre o tema em geral encontrei referência a um tal Germano Dreschler & Filhos cito: "Germano Dreschler & Filhos, modeladores e construtores, transferiram-se para Porto Alegre em 1910 vindos dos Estados Unidos. Eram naturais da Alemanha, sendo Germano Dreschler formado na academia de Belas Artes de Berlim e seu filho, Walter Dreschler, na Escola de Dresden." (in: http://companhiaarte.blogspot.com.br)

( nota: Neste site há um monumento em Homenagem ao Barão do Rio Branco cujo detalhe da escultura do mesmo e a forma do mesmo é similar a figura do colono na face sul do nosso monumento.)  

Para todo efeito sugiro que vamos confiar nesta edição da obra em MULLER no que toca ao Sr. Walter Drechsler e manter a grafia de Muller também.

- o nome do Monumento deve rá ficar "Monumento do Centenário" pois é com este nome que consta no programa das festividades.....mas penso que é também tolerável chamá-lo de Monumento do Centenário da Imigração Alemã, para não deixar vago a que centenário se refere em obra publicada e também porque coaduna com o nome do edital acima;  

- a inauguração foi no dia 20 de setembro de 1924 as 17:00 horas.

Por fim, uma dúvida somente. Quando vocês me pedem o idealizador, pedem quem concebeu as formas do monumentos ou quem concebeu a ideia de fazê-los?

No primeiro caso são os nomes acima, no segundo caso: 

- para o Monumento do Centenário da Imigração, em 1923 Mansueto Bernardi então intendente municipal apresentou um plano de cinco pontos para a comemoração do Centenário onde consta a ideia de fazer um monumento. 


Supõe-se que este plano foi concebido em seu gabinete junto de sua assessoria ou secretariado de então, e devemos citar aqui o Sr. Frederico Wollfenbuttel que era o vice-intendente na época.


Bem como, com mais detalhe, cita e faz referência Muller ao Sr. Arthur Ebling foi quem concebeu a ideia do monumento ou a ideia de "levantamento de um pequeno obelisco tendo na base 4 placas de bronze com as efigies de Dom Pedro I, do Visconde de São Leopoldo, do Dr. João Daniel Hillebrand e de uma figura alegórica representando a agricultura" MULLER, p. 7.

No que toca ao Monumento do Sesquicentenário a odeia de concebê-lo surgiu já a partir do Decreto do Governador do Estado Sr. Euclides Triches, provavelmente concebido em sua administração, em especial pela Secretaria estadual de turismo de então. Deve constar aqui que este decreto versava sobre sesquicentenário da imigração alemã e o centenário da imigração italiana também

Nenhum comentário:

Postar um comentário