Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

SER PROFESSOR, ESTAR DIRETOR

 

SER PROFESSOR, ESTAR DIRETOR

 

Agradeço muito as oportunidades e apoios que recebi para estudar, ingressar na universidade, fazer o curso que fiz e iniciar a minha carreira praticamente um ano após ter me formado. Agradeço todos os apoios.

 

Iniciei a docência em Porto Alegre, em 1995, na Escola Técnica do Comércio da UFRGS, em seu prédio novo, ao lado do Planetário. Foram dois anos e meio de ensino de filosofia no Ensino Médio Técnico dessa escola. Lá já iniciei lecionando pela manhã e a noite. Somente Filosofia.

 

Depois disso, em 1998, iniciei na rede estadual na Escola Estadual Fernando Ferrari em Campo Bom. Um ano somente com ensino no turno da manhã e tarde. Filosofia, Psicologia e Ensino Religioso

 

Em seguida, já em 1999, comecei uma trajetória continua e ininterrupta de professor na Escola Estadual Olindo Flores da Silva, em São Leopoldo, minha terra natal, no turno da noite e lá se vão 23 anos nessa escola e nesse turno, com alguns períodos na manhã e durante todo esse tempo à noite. Iniciei com História e Geografia e depois também Sociologia e Filosofia, bem como, Ensino Religioso.

 

Lecionei também durante um ano no turno da tarde na Escola Estadual Visconde de São Leopoldo, em 2004. Principalmente Geografia.

 

Em 2016, assumi a vice-direção no turno da manhã no Olindo, foi uma excelente experiência e agora, em 2022, inicia a minha dedicação a direção da escola em que durante tanto tempo fui professor.

 

 Serão três anos no trabalho de gestão de todos os aspectos da escola, com a colaboração da equipe Diretiva que formamos e com a participação do grupo de professores, da comunidade escolar, incluso alunos e alunas e pais e mães através dos conselhos e das assembléias da escola.

 

Apesar da atual legislação excluir esse tempo para efeitos da aposentadoria do professor, acredito que é uma contribuição nossa e de nossos pares que deveria ser mais reconhecida, respeitada e valorizada.

 

Mas esse é um tempo amesquinhado e sombrio, em que vamos resistindo a estupidez e ao desrespeito às nossas carreiras e elevadas responsabilidades.

 

Isso vai passar. Hoje comemoro com orgulho minha contribuição e o fato de que mantive a bandeira da esperança erguida e vou prosseguir assim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário