Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de julho de 2021

A Grama é Verde: as Forças Armadas e as Ilusões Políticas e Símbólicas

 A Grama é Verde: as Forças Armadas e as Ilusões Políticas e Símbólicas




 

As forças armadas ou melhor, uma fração das forças armadas, adotaram uma posição política e ideológica.  Essa posição levou elas à certos agravos, em parte por ambições e de outra parte, por certas ilusões de imagem e de narrativas.

 

Mas não se resumiram em apoiar esse ou aquele candidato, apoiaram, construíram um programa e assumiram um lado com todos os riscos que isso impunha. E os riscos eram muito grandes e notórios.

 

Na sua grande maioria, eles só observaram as vantagens. De um lado, garantiram vantagens que nenhum outro servidor garantiu, tanto na reforma da previdência, quanto na reforma administrativa. De outro lado, conquistaram espaços na administração pública federal, tanto em postos chave, quanto em postos técnicos, muitas vezes sem competência e expertise algum para esses cargos. São, estima-se, mais de 6 mil cargos que militares da ativa e aposentados ocuparam. É praticamente uma ocupação. Então, eles obtiveram êxito nos seus propósitos. Porém, os resultados são terríveis.

 

Do ponto de vista militar, porém, entramos em uma Guerra e nesta guerra que é a Pandemia, os militares e o seu presidente não poderiam ter tido pior atitude. Num primeiro momento, houveram negligências consideráveis. A desculpa de que não havia como fazer barreiras sanitárias nos portos e aeroportos por falta de servidores na vigilância sanitária - a desculpa Mandetta, é pífia e vergonhosa. O próprio Exército, a Aeronáutica e a Marinha - mais Polícia Federal e outros órgãos federais e estaduais organizados e articulados poderiam ter feito isso muito bem. Porém, para tristeza nossa, de todos nós civis e militares, não havia senso de disciplina e responsabilidade e nem visão estratégica para fazer isso. Muitos poréns e senões em sucessão não levam a boa coisa.

 

Depois começou o ciclo de boicote ao isolamento e às medidas sanitárias dos estados e municípios com um presidente dando show em cercadinho, nas ruas e em passeios contra as medidas. Na sequência disso, boicotes em caravanas da morte e ataques com manifestações em frente aos quartéis pela "volta do AI5", pelo fechamento do supremo e do congresso e todas essas besteiras que somente irresponsáveis e soberbos tem a coragem de defender com sacrifício da sua própria vergonha. O resultado está aí. Há uma psicose coletiva que foi longe de mais. Parcela dos brasileiros estão embaraçados nessa ilusão e embarcaram nessa canoa furada.

 

Porém, não foi só isso que aconteceu. A CPI da Covid19 no Senado Federal, malgrado eles, revela a cada dia que passa, um escândalo na compra das vacinas e um claro crime de lesa pátria. No meio disso tudo, desses mais de 500 mil mortos por Covid, temos um banho de incompetência e imperícias de toda ordem.  O problema é que temos - e isso não pode ser negado - militares em diversas posições e situações envolvidos com essa corrupção. Na linha de comando que vai do Presidente até os ministros, passa por diretores e também pela intromissão e interferência clara de senadores e deputados de situação, temos um escândalo. Isso não pode ser mais negado.

 

E não falei nada das rachadinhas contumazes da quadrilha Bolsonaro, dos usos e abusos do poder por parte de outros ministros e apoiadores do governo.

 

A verdade, então, é que os militares deveriam abandonar de vez qualquer pretensão em defender essas ações irresponsáveis tanto para salvar a dignidade da maioria deles, quanto para contribuir para tirar o Brasil desde inferno.

 

Se as vaidades e as veleidades deles são tão grandes que os impedem de enxergar essa flagrante realidade, se preferem prosseguir nas suas Ilusões e fantasias corporativas, se preferem manter seus interesses pessoais ao preço de prejudicar todo o povo brasileiro, então devem ser corrigidos mesmo, pelos órgãos a quem cabe fazer isso. E aqui incluímos o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal podem fazer exatamente isso. E a opinião pública acompanhar e contribuir nessa correção, se manifestando sem medo e com respeito.

 

Quando falam em seus exercícios de retórica em Disputa de Narrativa, exibem que estão embaraçados no maravilhoso mundo das fakenews. Eles acreditam deliberadamente em suas próprias quimeras e ilusões de si mesmos e dos demais. Porém, é bom levar em consideração mais uma vez os limites dessas fantasias deles que os fazem desejar se manter impunes por suas escolhas.  Aí já é demais.

 

Não basta a mulher de Cesar ser honesta, é preciso que ela pareça honesta.

 

Ora, com esse comportamento dos militares, tudo que eles tem feito e no modo como se manifestam, as coisas não estão nada boas para a mulher de Cesar. Quanto mais ameaças eles fazem, mais se aprofunda o vexame pelo qual estão passando. Tentar constranger aqueles que observam isso, é parte desse mergulho nas profundezas da tragédia brasileira.

 

Está na hora de dissipar essas nuvens do céu e ajudar a corrigir os rumos do nosso país. Está provado já que ninguém fará isso sozinho.

 

As consequências estão aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário