Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O FOGO E A LENHA

 

O FOGO E A LENHA



 


Plutarco saca aqui duas grandes linhas ou estilos de pensamento.

 

A metáfora não exige uma grande explicação. Me interessa apenas sugerir a exploração do que talvez seja uma falsa dicotomia, desde que não se esteja disposto a sentar em um extremo ou outro dessa diferença e julgar que a partir dali tudo mais é desprezível.

 

Muitos filósofos e filósofas podem ser considerados como sistemáticos ou cumulativos e é assim também na ciências e nas artes. Não há neles algo como um brilho de gênio ou uma faísca ou raio mágico do pensamento. Eles acumulam conhecimento, organizam, introduzem e fazem quase algo como um jornalismo engenhoso do pensamento. A originalidade deles aparece nos detalhes e aqui e ali, num ponto ou outro percebemos algo notável. Muitas vezes é preciso se dar ao trabalho de compreender o ponto de vista deles, seus métodos e estilos e comparar a outros de seu tempo para perceber ou apreender algo realmente importante.

 

Outros filósofos e filósofas tem um gênio mais surpreendente. Percebemos a chama prometeica da sua sabedoria num pequeno fragmento de texto, em um aforismo ou nas primeiras linhas de seus textos. Em geral, são esses que despertam paixões, adesões mais duradouras e também dão mais prazer na leitura e geram uma cadeia de descobertas e surpresas quase incessante. Eles tem essa chama da qual fala Plutarco e são notáveis de forma até escandalosa. Não raramente participam de grandes controvérsias, enfrentam as tradições consolidadas e as autoridades de muitos domínios, mas, o que me parece mais importante geram em nós a espécie de espírito de liberdade e impulso para topar certas paradas e não deixar assim.

 

Porém, me parece um bom desafio compreender a ambos. E eu recomendaria ver como alguns filósofos ou pensadores transitam de um extremo ao outro em suas obras. Porque parte dessa dicotomia me parece estar ligada tanto ao próprio estilo, mas também em um modo de se enfrentar os demais pensadores/as.

 

É evidente  que todos que se apaixonam pelos incendiários brilhantes e geniais tem pouca paciência para aqueles que são acumuladores e ruminantes quase infinitos. Mas a fagulha depende da lenha para gerar um grande incêndio.

GRATIDÃO E DIGNIDADE

 

GRATIDÃO E DIGNIDADE

 

Tenho postado muitas mensagens com gratidão no Instagram e no Facebook. Esse excesso talvez pareça piegas ou alguma espécie de demagogia de circunstância. Ter gratidão, porém, não significa dizer que tudo foi resolvido, que minha vida foi um mar de rosas, que as pessoas sempre são boas, honestas e generosas comigo.

 

Sim, tem o lado B dessa minha vida e da passagem da gente na vida e na  história de outras pessoas. Não se iludam com narrativas lineares e contínuas. Nem tudo ou quase nada se deu sem muitas difículdades.

 

 Eu já tive o hábito de indiretas em rede social e vez ou outra escapa um alerta ou sinal sutil do que penso sobre as ideias, os discursos e as ações de muitas pessoas e algumas vezes de pessoas com quem provei algum amargor, mas nada disso é realmente importante no fim da nossa jornada ou quando já passamos da metade da vida.

 

A gente demora muito tempo em compreender e aceitar que algumas pessoas mudam e mais ainda em aceitar que alguns são o que são mesmo.

 

Porém, quando agradeço é a mais genuína gratidão e ela é tanto maior quanto mais digno em reciprocidade for o outro.

 

Assim, 57 anos completos nesse janeiro e eu sou realmente muito grato a todos e todas que são muito dignos da minha gratidão.

 




Valeu!

 

P.S.: Escolhi esse número e desenho porque gostei da combinação. 57 anos foi um tempo muito importante para muitos seres humanos que admiro demais. Que eu tenha o favor devido para fazer algo bom ou muito bom nesse ano.

LULA EM CAMBRIDGE E QUEM TEM MEDO DE LULA

 

LULA EM CAMBRIDGE E QUEM TEM MEDO DE LULA

 

Lula causa medo em uma parte da elite por suas habilidades de inteligência, mas isso só mostra o quanto essa elite é incapaz de reconhecer virtudes ou quando topa com uma precisa encontrar defeito. Alguns dizem que tem medo de Lula por suas habilidades, pois esses são os covardes de sempre que votaram num torpe e inabilitado candidato a presidente, contra um professor altamente preparado e ilibado.

 

É uma tradição dos covardes transformar as virtudes dos outros em defeitos, seja com mentiras, seja com meras negações e acabar elegendo medíocres e imbecis para cargos de alta responsabilidade. Depois ficam com um discurso cínico dando justificativas fúteis e pueris para não fazer o certo.




 

Quando Lula pisar em Cambridge eles vão botar defeito nessa Associação de Cambridge, em Churchill e até mesmo em Stephen Hawking.

 

Enquanto isso, espero que todos e todas que não tem problema algum em reconhecer o outro e as virtudes dos seus próximos aproveitem para aprender, prestem atenção e e se tiverem alguma grandeza de caráter sigam o bom exemplo e reconheçam em todo aquele que possui, as suas qualidades.

 

Nós professores e professoras tornamos o mundo muito melhor quando somos capazes de educar os jovens para isso.

 

Vai Lula, ser gauche em Cambridge com seus méritos e virtudes!

 

Valeu Alberi!

SER PROFESSOR, ESTAR DIRETOR

 

SER PROFESSOR, ESTAR DIRETOR

 

Agradeço muito as oportunidades e apoios que recebi para estudar, ingressar na universidade, fazer o curso que fiz e iniciar a minha carreira praticamente um ano após ter me formado. Agradeço todos os apoios.

 

Iniciei a docência em Porto Alegre, em 1995, na Escola Técnica do Comércio da UFRGS, em seu prédio novo, ao lado do Planetário. Foram dois anos e meio de ensino de filosofia no Ensino Médio Técnico dessa escola. Lá já iniciei lecionando pela manhã e a noite. Somente Filosofia.

 

Depois disso, em 1998, iniciei na rede estadual na Escola Estadual Fernando Ferrari em Campo Bom. Um ano somente com ensino no turno da manhã e tarde. Filosofia, Psicologia e Ensino Religioso

 

Em seguida, já em 1999, comecei uma trajetória continua e ininterrupta de professor na Escola Estadual Olindo Flores da Silva, em São Leopoldo, minha terra natal, no turno da noite e lá se vão 23 anos nessa escola e nesse turno, com alguns períodos na manhã e durante todo esse tempo à noite. Iniciei com História e Geografia e depois também Sociologia e Filosofia, bem como, Ensino Religioso.

 

Lecionei também durante um ano no turno da tarde na Escola Estadual Visconde de São Leopoldo, em 2004. Principalmente Geografia.

 

Em 2016, assumi a vice-direção no turno da manhã no Olindo, foi uma excelente experiência e agora, em 2022, inicia a minha dedicação a direção da escola em que durante tanto tempo fui professor.

 

 Serão três anos no trabalho de gestão de todos os aspectos da escola, com a colaboração da equipe Diretiva que formamos e com a participação do grupo de professores, da comunidade escolar, incluso alunos e alunas e pais e mães através dos conselhos e das assembléias da escola.

 

Apesar da atual legislação excluir esse tempo para efeitos da aposentadoria do professor, acredito que é uma contribuição nossa e de nossos pares que deveria ser mais reconhecida, respeitada e valorizada.

 

Mas esse é um tempo amesquinhado e sombrio, em que vamos resistindo a estupidez e ao desrespeito às nossas carreiras e elevadas responsabilidades.

 

Isso vai passar. Hoje comemoro com orgulho minha contribuição e o fato de que mantive a bandeira da esperança erguida e vou prosseguir assim.




ELZA SOARES VIVE!

 

ELZA SOARES VIVE!

 

Lá se foi Elza Soares aos 91 anos. No mesmo dia que Garrincha faleceu 39 anos atrás. Aprendi a respeitar muito as datas e efemérides ao longa da minha vida. Porque, como muitos dizem não há coincidências. E eu estou fazem três semanas vendo a imagem dos dois e pensando como os amores mais lindos das nossas vidas são maravilhosos e inacreditáveis. E Elza e Garrincha certamente viveram um amor dessa natureza.

 

Então, lá se vai a Grande Elza, essa que sim era quebra barraco, todo o resto é apenas similar, mas nada e nem ninguém a sua altura. E para nos fazer pensar isso também acontece numa semana em que todos e todas nós amantes da música brasileira e das cantoras brasileiras e suas grandes personalidades, estivemos lembrando muito Elis Regina e Nara Leão.

 

Todas essas três - e vale colocar a Rita Lee que fica aqui conosco, foram verdadeiras leoas brasileiras contra os brucutus e esse bando de inúteis que não tem alguma serventia e vivem se impondo pela força e pelo abuso no uso da força Como Garrincha enlouqueceu todos zagueiros ou todo João que na frente dele tentou impedir seus avanços com dribles previsíveis, mas sempre inesperados, Elza e essas mulheres driblaram e enfrentaram os truculentos que se lhes pararam pelo caminho.

 

Que todas elas, com a Elza agora e todos eles olhem por nós e torçam por nós contra todos esses fascistas e reacionários. Talvez, a sorte e a morte seja isso mesmo: o momento de nós enfim estarmos juntos de novo, mas, dessa vez, definitivamente.

 


Na foto: Elza e Garrincha um dos casais mais icônicos da história do Brasil.