Optei aqui por não tratar de teorias específicas e nem nominar
as personagens que incidiram sobre mim na prática e na reflexão pedagógica. Construo a minha forma de ser professor a
partir da experiência e da reflexão sobre ela. Tento articular sempre a prática
docente com teorias e ideias pedagógicas, psicológicas, sociológicas e
filosóficas as quais tive acesso na minha formação e que eventualmente são
revisitadas. Mas também procuro me atualizar e muitas vezes me vejo às voltas
com teorias novas ou com conhecimentos que não tinha apreendido. Também me ocorrem
revisões e melhorias em relação às minhas compreensões das teorias e das
práticas pedagógicas e docentes. Baseio muito minha os conteúdos e os métodos
de minhas docência sobre o contexto histórico que vivemos e sobre o qual
devemos refletir, interpretar e nos posicionar. Me ocorrem também insights e
descobertas a partir de experiencias e vivências pessoais e de colegas. Assim, além da aquisição de teorias, creio que
é preciso incorporar a sabedoria prática ou técnica de outras pessoas. Confesso
que aprendi muito com dicas, sugestões e observações de meus colegas de outras
disciplinas, da mesma área de humanas e da mesma disciplina. Mesmo de outros educadores
que não lecionam na mesma escola ou rede – municipal, estadual, pública ou privada,
em nível superior ou básico – recebo alertas e observações e mantenho um
diálogo com eles sobre temas pedagógicos e gerais. Também é importante defender
e construir uma compreensão sobre certos valores humanos e culturais. Seguir
exemplos de paciência, boa vontade, boa fé e respeito a dignidade das pessoas.
As influências de meus pais, irmãos e parentes foram muito importantes nesse
sentido, de meus professores e professoras são decisivas, e sou permeável
também às influências de muitos amigos e amigas, alunos e alunas, colegas e,
também, de pessoas comuns de outras profissões e atividades. Meus professores
de história, geografia, letras e artes foram fundamentais durante a educação
básica. Mas também professores de outras disciplinas com os quais tive certos
privilégios. No ensino superior, muitos professores e professoras e, também,
colegas me influenciaram em aulas e em diversos tipos de discussões, painéis,
defesas de teses e dissertações e apresentações de trabalhos. Recebo muitas
influências de diversos teóricos da educação e a participação em seminários,
debates, projetos, programas e também minha participação sindical me
influenciaram muito. Mas também recebo no meu ofício de professor uma forte
influência do teatro, do cinema, da música e de muitas outras artes. Minha
forma de ser professor é baseada nesta apreensão de exemplos e no exercício de
construir a experiência em sala de aula e na preparação das aulas, das
atividades e das avaliações e feedbacks ou retornos dos alunos e alunas. Confesso também
que fico muito atento aquilo que os alunos e alunas trazem de suas experiências
e posso até mesmo mudar os planos conforme aquilo que se apresenta em sala de
aula no contexto imediato e não planejado de interação e conhecimento dos
alunos e alunas.
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