Powered By Blogger

domingo, 5 de maio de 2019

SOBRE MINHAS INFLUÊNCIAS PEDAGÓGICAS - RESPONDENDO A UM ACADÊMICO – REVISADO E AMPLIADO DE UM ORIGINAL DE MAIO DE 2017


Optei aqui por não tratar de teorias específicas e nem nominar as personagens que incidiram sobre mim na prática e na reflexão pedagógica.  Construo a minha forma de ser professor a partir da experiência e da reflexão sobre ela. Tento articular sempre a prática docente com teorias e ideias pedagógicas, psicológicas, sociológicas e filosóficas as quais tive acesso na minha formação e que eventualmente são revisitadas. Mas também procuro me atualizar e muitas vezes me vejo às voltas com teorias novas ou com conhecimentos que não tinha apreendido. Também me ocorrem revisões e melhorias em relação às minhas compreensões das teorias e das práticas pedagógicas e docentes. Baseio muito minha os conteúdos e os métodos de minhas docência sobre o contexto histórico que vivemos e sobre o qual devemos refletir, interpretar e nos posicionar. Me ocorrem também insights e descobertas a partir de experiencias e vivências pessoais e de colegas.  Assim, além da aquisição de teorias, creio que é preciso incorporar a sabedoria prática ou técnica de outras pessoas. Confesso que aprendi muito com dicas, sugestões e observações de meus colegas de outras disciplinas, da mesma área de humanas e da mesma disciplina. Mesmo de outros educadores que não lecionam na mesma escola ou rede – municipal, estadual, pública ou privada, em nível superior ou básico – recebo alertas e observações e mantenho um diálogo com eles sobre temas pedagógicos e gerais. Também é importante defender e construir uma compreensão sobre certos valores humanos e culturais. Seguir exemplos de paciência, boa vontade, boa fé e respeito a dignidade das pessoas. As influências de meus pais, irmãos e parentes foram muito importantes nesse sentido, de meus professores e professoras são decisivas, e sou permeável também às influências de muitos amigos e amigas, alunos e alunas, colegas e, também, de pessoas comuns de outras profissões e atividades. Meus professores de história, geografia, letras e artes foram fundamentais durante a educação básica. Mas também professores de outras disciplinas com os quais tive certos privilégios. No ensino superior, muitos professores e professoras e, também, colegas me influenciaram em aulas e em diversos tipos de discussões, painéis, defesas de teses e dissertações e apresentações de trabalhos. Recebo muitas influências de diversos teóricos da educação e a participação em seminários, debates, projetos, programas e também minha participação sindical me influenciaram muito. Mas também recebo no meu ofício de professor uma forte influência do teatro, do cinema, da música e de muitas outras artes. Minha forma de ser professor é baseada nesta apreensão de exemplos e no exercício de construir a experiência em sala de aula e na preparação das aulas, das atividades e das avaliações e feedbacks ou retornos dos alunos e alunas. Confesso também que fico muito atento aquilo que os alunos e alunas trazem de suas experiências e posso até mesmo mudar os planos conforme aquilo que se apresenta em sala de aula no contexto imediato e não planejado de interação e conhecimento dos alunos e alunas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário