Powered By Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PREPARANDO TRÊS PROVAS SOBRE A PRIMEIRA MEDITAÇÃO DE DESCARTES

Bom Dia!

mais um dia com filosofia e curiosidades como pano de fundo.

Em meio ao trabalho sério e dedicado de todos os dias, temos boas surpresas e alegrias. Uma delas é fazer as provas dos alunos da noite. Para a disciplina de filosofia.

Tenho que preparar três provas diferentes sobre a Primeira Meditação de Descartes.

Em gradiente, porque são três séries diferentes com niveis diferentes de compreensão. Um dos dilemas é o fato de que somente o segundo ano tem dois períodos, tanto o primeiro quanto o terceiro ano tem um período para realizar a prova.

Assim, para o 1o, 2o e 3o anos do noturno tenho que elaborar algo adequado ao tempo disponível. é uma das avaliações do segundo trimestre, após uma introdução sobre a vida e obra de Descartes e o seu método.

Minha idéia ou plano é produzir cinco questões com complexidade e extensão diferentes. Em algum caso com conteúdos e pontos diferentes na abordagem da Primeira Meditação.

A parte legal de ser professor é construir a pergunta certa que leva ao cerne da questão sem perder os detalhes. No nosso caso os detalhes realmente relevantes.

No caso atual tenho que levar em três abordagens diferentes os alunos para a percepção da terra arrasada de Descartes na primeira meditação em que não sobrará pedra sobre pedra.

Poderia dizer na metáfora aqui que só sobra o pedreiro.

Vamos para o rascunho das questões.

Passo a passo: Papel e lápis, uma folha em branco, três estruturas de cinco questões e os núcleos argumentativos dos parágrafos sublinhados na folha ao lado.

E daí segue-se a derivação e a transferência das questões em seus graus de dificuldade para as tres estruturas de cinco pontos.

Vamos lá cara você já fiz isto zihões de vezes antes e você gosta de fazer este exercício.

Faz isto como uma brincadeira como um esboço de artista.

Mas, atenção, não promova um ataque direto.

As primeiras questões são escadas a questão central é o núcleo e as duas últimas questões são corolários ou consequências.

Faça isto direito.

Semana que vém você publica aqui as questões.

Até lá vê se coloca aqui as tuas anotações introdutórias sobre Descartes, sobre tuas experiências acadêmicas e pedestres sobre Descartes.

Vê se coloca aqui as questões que te motivam também.

Principalmente aquela sobre Descartes para adolescentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário