Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O PROFESSOR CARLOS ROBERTO VELHO CIRNE-LIMA

O PROFESSOR CARLOS ROBERTO VELHO CIRNE-LIMA, em um vídeo ( AQUI) contando parte de sua história e seu pensamento. 

Fiquei pensando o que dizer e como compartilhar isso, em especial, para meus alunos e alunas, amigos e amigas, conhecerem uma parte da história deste homem e do pensamento dele que tanto influenciou, auxiliou e abriu obras difíceis, sistemas complexos e teorias para a compreensão de seus alunos. 

Eu tive o privilégio de ter sido aluno dele e de outros em minha passagem na Graduação da UFRGS entre 1989 e 1993 e fico feliz de rever as idéias dele e que sejam produzidos documentos que apresentam isto para todos hoje. É uma aula no tom próprio dele como foram ainda devem ser todas as aulas dele hoje. 

Para terminar fiquei pensando no trio do sistema dele: IDENTIDADE, EMERGÊNCIA DO NOVO & COERÊNCIA e me tocando sobre a medida de sua influencia em mim que sou ainda um menino às voltas com a filosofia e que ainda se emociona e se impressiona com ideias, conceitos e teorias, mesmo quando eles se repetem e se reapresentam para mim cada vez mais novos e atuais como já me alegraram um dia em sua descoberta ou encontro.

Olhei para o passado e fiquei pensando em como foi bom ter escolhido este caminho do pensamento, mesmo com todos meus hábitos e interesses práticos, técnicos e das artes e dos hábitos engenhosos que tenho desde a oficina de meu pai e o galpão de meu avô. E também fiquei pensando como me é reconfortante poder continuar nele como professor e ser humano, produzindo coisas, lições e agindo. 

Sendo, como disse hoje pela manhã para minha mãe, enquanto fazia uma pintura para reformar um simples varal móvel ainda um filósofo prático que gosta de fazer coisas e compreender como se faz elas bem feitas e com capricho para funcionarem direito e resolverem problemas.

As idéias de sistema de Cirne-Lima me cativam porque parecem práticas e simples e a história dele é interessante porque houve nela uma espécie de conjunção de contingências e possibilidades frente ás quais ele se saiu muito bem e é um homem realizado e isto nos serve de exemplo também, posto que parte da sabedoria que todos almejamos é conseguir isto, independentemente do reconhecimento de outros. Se é o que se é e quando se é novo podemos escolher um caminho de coerência ou ler nossa vida a partir de suas linhas de coerência.

Grande Mestre!!!       

Nenhum comentário:

Postar um comentário