Powered By Blogger

sábado, 17 de janeiro de 2015

ADEUS PRIETINHO - DEVO SIM DIZER ALGO E DAR MEU TESTEMUNHO DE CARINHO E DESPEDIDA

Lá vai o Prietinho com sua máquina fotográfica, seu colete de fotógrafo e suas ideias sobre as coisas. Gostei muito da homenagem do quero-quero posto que retrata bem o Prieto que todos conhecemos. E me desafiei a por em palavras o que ele me faz pensar. Devo dizer aqui que tenho adotado uma simples ideia em relação a adversários e aliados na política: eles são o que são, dentro dos limites e desejos que conseguem ter e realizar. Assim, qualquer juízo a esta altura precisa ser benevolente, pois a refrega acabou, as divergências se dissolvem e a terra, o ar, o fogo e a água chamam cada home e cada mulher para o que é seu. Eu conheci ele desde menino muito cedo nos anos 70 e lembro com certa alegria do prefeito das florzinhas como alguns diziam na época, mas que era mais que isso. E olha que eu sinceramente achava legal esse negócio de florzinhas. Convivi e fui usuário de algumas realizações dele. Da Praça da Biblioteca e do Sequicentenário, da Biblioteca, da Avenida Unisinos que nós - minha geração próxima inteira na época - praticamente adotamos para descer de Skate e muito mais. Sou daqueles que gosta de uma cidade bonita e que tem completa aversão aos descuido com os passeios públicos. Pra mim era bom porque as praças do centro da cidade andavam bem mais belas e mais cuidadas que hoje. Em virtude talvez mais dos meus laços ideológicos originais e juvenis pouco convivi com ele, mas no período do Vanazzi pude conviver mias e até conversar e dialogar mais com ele em coisas triviais da cidade, históricas, culturais e políticas, indo então para além do símbolo e da ideologia. Em 2004 no meu ano Viscondino passeei com meus alunos no Martim Pescador e devo reconhecer que aquilo é sim uma bela obra e iniciativa. E conheço outras obras dele e também situações mais complicadas cujo debate é aqui desnecessário e irrelevante. Sou daqueles que não tinha dúvida alguma de que ele se elegeria vereador em 2008, por conta de conhecer ele e conhecer um pedaço da cidade que não foi e não irá embora nunca, mesmo que 90% da população vire estrangeira. Neste sentido não creio que ele é um dinossauro nem que seu perfil seja passado, pois ele representa na verdade não somente uma OLD SCHOOL  passadista, mas sim um tipo de perfil que pode até aborrecer aqueles que gostam de grandes emoções mas que anda na política da cidade e sempre andará, pois sempre haverá espaço para este tipo de homem mais mediador e pragmático. É algo incrível de fato que ele tenha caminhado todo este tempo sem esmorecer de seus propósitos e do seu trabalho. Fica dele um signo da persistência e também dessa espécie de elegância e afabilidade no trato da diferença  e isso é sim uma lição que deveria ser seguida pelos que detém o poder e pelos que almejam alcançá-lo. Não gostei mesmo da reaproximação dele á oposição ao PT, mas isso já são águas passadas. Mas guardo dele certa confidência que me é muito cara e valorosa e que me foi uma grande lição sobre o limite do poder e a necessidade de ser muito mais comedido, sem precipitações e sem extremismos, no exercício do mesmo. Tal confidência acompanhada de um arrependimento que quando a outra parte da história que ele me contou partir - e se eu puder falar - darei em testemunho e com júbilo porque é uma grande lição sobre com o devemos tratar nossos adversários e também aos servidores públicos no exercício do poder. Não posso julgar se ele seguiu isso a vida toda e em todas as situações, mas devo agradecer porque guardarei isto e creio que é importante dar este testemunho em tempos tão pesados e tensos na atual administração municipal. O quero-quero fez um texto excelente sobre ele e eu desejo que esta história seja sempre bem contada desta forma. Homenageio assim sua memória, abraço seus correligionários e amigos, amigas e eleitores, me comovo e me solidarizo com seus familiares e espero que a cidade valorize e cuide com mais zelo de suas contribuições que estão ai. Vai Prietinho, segue teu caminho, navegar é preciso....

Nenhum comentário:

Postar um comentário