Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DILMA - A CONSTRUÇÃO POLÍTICA

Não saiu ainda nenhuma pesquisa para confirmar as mudanças no cenário eleitoral nacional. Mas eu vou apostar que a Ministra Dilma Rousseff já está em franco crescimento e que vai consolidar a sua candidatura até o final do ano de forma surpreendente para aqueles que jogaram a toalha em setembro com a pesquisa CNT/Sensus.

De lá para cá, menos de um mês, iniciou-se um intenso processo de organização, planejamento e construção política da pré-candidata do nosso Presidente Lula. Muitos fatos também deslocaram fortemente o eixo do debate para o tema geral do projeto e não mais para o colo do Serra.

O Brasil foi confirmado como país sede das Olímpiadas de 2016, com intensa e vigorosa participação do presidente Lula.

Está praticamente consolidada a avaliação de que o Brasil é o país emergente que melhor superou a crise econômica mundial e que isto se deu pelas virtudes da gestão econômica e política do país e não por sorte ou proteção alienígena.

O Brasil, por intermédio do seu Ministério das Relações Exteriores, promoveu uma forte afirmação da democracia e dos direitos humanos ao acolher o Sr. Zelaia em asilo diplomático na Embaixada de Honduras.

Foi apresentada ao Congresso Nacional a proposta de um novo marco regulatório para a exploração do Pré-Sal. E o debate sobre as royalties e sobre a distribuição dos recursos para todos os brasileiros parece avançar bem.

E no cenário das alianças políticas a nossa candidata tem avançado intensamente na apresentação, negociação e costura da frente política que vai consolidar mais 4 anos de governo para o nosso projeto.

Na semana ante-passada o PDT tomou posição clara em apoio ao nome de Dilma, na voz do Ministro do Trabalho Carlos Lupi.

O candidato a candidato, nosso companheiro, Ciro Gomes tranferiu seu título para São Paulo ao início do mês, isto é, no mesmo período. E abre-se um processo de discussão interessante tanto para o PT quanto para o PSB no Brasil.

As primeiras impresões causadas pela Marina Silva no PV já começam a se dissipar rapidamente e os sinais de fumaça enunciam que os tambores não rufarão mais, tão logo se resolvam as dificuldades internas ao próprio PV em saber exatamente de que lado estão eles no cenário nacional.

E, na semana passada, LULA colocou em sua comitiva pelo São Francisco não somente Dilma, mas Ciro Gomes e Aécio Neves dando forte demonstração de sua disposição para a mobilização e a construção política da candidatura de Dilma.

E agora, nesta semana, o PMDB fecha um acordo ou declaração de intenções de fazer o vice-presidente da chapa de Dilma.

Após isto tudo, aquelas pessoas que começaram a trabalhar como se a pré-candidata Dilma já fosse carta fora do baralho e da disputa eleitoral de 2010 devem ter visto a vaca deles ir completamente para o brejo.

Alguns que até então guardavam silêncio sobre a pré-candidatura, o perfil e os desafios começaram agora uma outra etapa. Vão requentar o processo da Lina Vieira e cornetear, cacarejar e resmungar por aí intensamente sobre o tema da ditadura militar e do papel de Dilma na resistência aos militares e às elites da época.

Este é um tema que representa aquela faca de dois legumes do Vicente Matheus: de um lado, vem aquele papo de que foi terrorismo etceteraetal, mas, por outro lado, isso pode levar água para o moinho da Dilma, porque a pergunta que se pode fazer é qual a diferença neste tema entre Serra e Dilma. O que, francamente, no confronto direto Dilma vence.

Talvez isto explique o fato de Rodrigo Maia do DEM ter defendido que é melhor retirar a candidatura do Serra e substituí-la por Aécio com um perfil mais brando e conciliador. Subjaz a isto a incapacidade da oposição em enfrentar o debate programático contra o governo Lula.

Num cenário de segundo turno parece que Dilma estará mais vitaminanda ainda, porque Serra não terá capacidade para ultrapassar o limite dos 50% e ao mesmo tempo se beneficia do fato de que, como diz o Alon no blog ao lado, ainda não sofreu mira da pistola de laser do Governo Federal em sua direção.

Estamos agora a 12 meses das eleições e alguns fatores que já estão entrando em jogo mostram que é impossível ocorrer o passeio esperado pelos tucanos, pois bastou uma suave definição do PT - ao construir a sua coordenação geral de campanha, o posicionamento do PDT e os três movimentos do presidente acima citados para ameaçar completamente a dita UNANIMIDADE DO SERRA e afirmar claramente a POTENCIALIDADE DA DILMA.

Repito o que já disse em setembro, parece que alguns esqueceram-se do PAC que tem dimensões extraordinárias para o Brasil, e que trará fortes impactos em 2010, veja-se o balanço apresentado em outubro também. Veja bem...o governo do Presidente Lula não está com nenhuma dificuldade para demonstrar a sua capacidade de fazer política e construir a sua sucessora...

Boa luta...

Um comentário:

  1. Valeu Silvana. Bem vinda aqui neste cantinho modesto e prolixo...rsss...

    Fui lá olhar o teu blog e gostei muito mesmo...também quero ler com atenção teus textos....mas já fiquei maravilhado com a coleção de fotos indies que você tem lá....eu gosto muito das fotos e das pessoas que eu vejo nelas.....tenho uma predileção por aquela foto de duas crianças indigenas pintadas às gargalhadas que você deve conhecer...

    assim que ler teus textos te retorno...

    venha quando quiser e como quiser...

    qualquer coisa manda...

    um grande abraço amigo...

    ResponderExcluir