Powered By Blogger

domingo, 4 de outubro de 2009

50 dias sem fumar

Tem sido uma boa experiência esta de parar de fumar.

Do modo como a coisa vai, vou conseguir parar com muitas coisas.

Mas não é este o ponto de hoje. Aquilo que eu queria dizer é que, ao parar de fumar, podemos começar outras coisas também. A que eu tenho gostado mais é o exercício de encontrar motivos contra-sensuais (rssss) para parar de fumar.

Por exemplo esta semana eu estava sentado num happy hour, com um cálice de vinho tinto seco na mão, meu eventual lazer de terças-feiras, sorvendo e pensando quando fui indagado porque havia parado de fumar. Assim respondi:

Foi por causa do dinheiro. (rsss)

Não porque eu não consigo pagar três ou quatro carteiras de cigarros por semana - se bem que a economia dá dois bons almoços em qualquer restaurante razoável de São Léo, mas sim por causa do que eu ia ter que gastar, seja com os médicos, seja com os remédios logo ali adiante, logo ali na esquina da vida.

E, lembrando, a vida passa muito rápida mesmo, nem parece, por exemplo, que fazem 20 anos já que eu fiz a minha primeira campanha do Lula para presidente. O que, aliás, coincidiu com o meu ingresso na Universidade.

Bem, é o dinheiro cara. Não o das carteiras de cigarro, mas o dos médicos. E não importa que até lá o SUS garanta saúde integral para todos e que eu tenha fácil acesso a um pneumologista (seja isto pelo IPE) antes mesmo de ser internado num hospital, antes de ver aquela fase crítica de enfisemas e falta de ar chegar.

50 dias sem fumar, e praticamente começando a beber bem menos também, porque parece até que a compulsão de beber é gêmea irmã siamesa da compulsão de fumar. Domando uma passamos logo a começar a domar todas as outras também. Lembro que estou devendo um artigo aqui sobre compulsão e compulsões.

Espero que isto ajude alguns amigos e amigas.

Um abração - vou escutar todo cambia com La negra no youtube....

Um comentário:

  1. axo q nao ajudou ngm amigo pois 4 anos depois euu sou o primeiro a comentar hahahaha

    ResponderExcluir