Powered By Blogger

domingo, 13 de maio de 2018

SOBRE O TOMBAMENTO DA PRAÇA DO IMIGRANTE DE SÃO LEOPOLDO JUNTO AO IPHAN

Retomei neste mês o texto do Memorial de Tombamento da Praça do Imigrante de São Leopodo.

Esta retomada tem o objetivo de complementar e qualificar o texto original tendo em vista fazer revisão e complementação de dados sobre a Praça do Imigrante para efeitos de avançar no tema por interesse histórico e intelectual.

De maio de 2012, em que o Memorial foi entregue ao IPHAN até os dias de hoje, o processo foi efetivamente retomado.

No IPhan está em andamento o processo que deve receber mais um parecer ainda neste ano. Pelas informações que recebi do Professor Joel Santana, que atualmente dirige a área de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Leopoldo, o andamento está seguindo favorável.

Parte desse avanço se deve a iniciativa da administração municipal de 2009-2012, dirigida pelo Prefeito Ary José Vanazzi, com o Secretário da Cultura Pedro Vasconcelos, por ter construído e dado as condições para o trabalho do memorial que dá início ao processo de minha autoria.

De lá para cá os representantes do Instituto 2024, em especial o Sr. Airton Schuch que me procurou em 2015  para ter conhecimento do processo e do memorial. Isto foi feito por orientação do Prof. Dr. Martin Dreher e prontamente lhes passei tudo que possuía sobre isso, o que incluía a memória digital do trabalho e o número de registro no IPHAN.

No mesmo ano, o trabalho passou a ser divulgado no site do Instituto 2024 inserido com cópia dos oficios e despachos do processo.

Agradeço a continuidade do movimento de tombamento e também tenho certeza que a atual administração - em que Ary Vanazzi é o Prefeito = Gestão 2017-2020 - e Pedro Vasconcelos Secretário da Cultura e das Relações Internacionais, não vai poupar esforços para concluir esse processo da melhor forma possível e, se tudo correr bem, em 24 de julho de 2024, a Praça do Imigrante já fará parte do Patrimônio Histórico Nacional Brasileiro.

Dou link a seguir do trabalho para os amigos e amigas dessa luta e os parceiros e parceiras dessa história:

ISL2024: MEMORIAL DE TOMBAMENTO DA PRAÇA DO IMIGRANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário