Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

VIDA, ESPERANÇA E APOSTAS

Da mestre Denise Bottmann

“dizia a Hannah Arendt, de quem venho descobrindo que gosto muito, que a esperança é a irmã do medo, ambos prejudicam a ação.”

Não consigo fechar as lentes da minha câmera sobre o mundo tanto assim....

Nossa vida é uma aposta renovada todos os dias. Você decide fazer a mesma coisa, decide mudar, decide ficar ou sair, avançar ou recuar e etc...sempre numa incerteza. Você pode crer demais para não perceber isto. Pode fazer de conta que tem certezas ou que não leva isto tão à sério, mas aposta. Tudo se passa como se tivesses uma teimosinha na banca de jogo do bicho permanente.

E todas as pessoas que eu conheço sem esperanças renunciaram à ação....

As pessoas aceitam as incertezas da esperança para agirem no mundo. Sabem que pode dar errado, mas fazem uma aposta.

Eu tenho muito respeito por Hannah Arendt...mas o ser humano não pode lidar com um mundo que se limita aquilo que está ao alcance da mão ...eu não me julgo um páreo para Hannah...tenho muito que estudar ainda...mas é uma intuição minha .

Hoje fui discutir sobre o que move a mudança... Para mim não é o tempo, mas a necessidade...

Eu só coloco à mão e me movo com esperança e boa vontade...parei de fazer coisas sem esperança alguma ou só por fazer...

A minha visão de esperança talvez seja mais ampla ou menos detalhada, menos específica e tal...

O medo para mim precisa ser específico e sempre tento reduzir sua força sobre mim.
Hobbes teve um papel decisivo nisto.

Sim... esta é a questão principal, para mim a esperança é uma substituta com boa vontade da certeza.... você não tem certeza é reconhece isto, mas segue um curso de ação de forma sincera e com certas perspectivas ou expectativas construídas ..

Eu penso muito sobre isto. Me convenço sempre dos limites de minha certeza, mas decido agir na melhor esperança e com convicção.

Decido por assim dizer com uma margem erro. Aceito correr o risco, porque é assim que funciona a vida. É um lançamento...


Aliás, aqui tem alguém que mapeou quase todas as possibilidades negativas e positivas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário