Powered By Blogger

domingo, 27 de dezembro de 2015

EVOCAÇÃO: MENTES QUE BRILHAM

 EVOCAÇÃO:  MENTES QUE BRILHAM

Meus queridos alunos e alunas  

Gênios da lâmpada,

Mentes que brilham,

Cérebros cintilantes,

Crânios iluminados,

Cabeças esclarecidas,

Psiques compreensivas,

Cacholas arejadas,

Cucas frescas,

Inteligências cristalinas,

Nervos de aço,

Minhas crianças atentas,

Pois, então me digam o que vocês consideram como uma resposta plausível ou mais plausível e razoável para a seguinte questão que vos apresento: SEGUE-SE A QUESTÃO


(No começo era uma provocação bem jocosa e irônica. Mas com o tempo fui mudando ela até chegar num momento em que ela é realmente dirigida à máxima inteligência e genialidade que cada aluno possui e ao seu modo próprio e original de expressá-la. Depois de um ano percebi que dar um ar de gravidade e seriedade deixava os alunos muito mais tensos e atentos e adotei também a tática de olhar no fundo do olho de cada aluna e aluno para recitar isto. Penso que vocês devem lembrar muito bem daquele chavão de desenho animado  O QUE É? O QUE É? – ou podem imaginar o efeito que uma provocação ou evocação pausada e lentamente posta  provocava nos alunos. Algumas vezes eu fazia isto com tamanha lentidão e balançar dos braços que alguns alunos completavam por si mesmos a lista de expressões com expressões próprias e se punham a gargalhar como que pensando que aquilo nunca iria acabar. Hoje uso isso ocasionalmente quando quero atrair um resultado bem intencionado dos alunos e preciso.)         

Nenhum comentário:

Postar um comentário