Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

NÃO É SÓ NEM MENOS QUE FILOSOFIA

NÃO É SÓ NEM MENOS QUE FILOSOFIA

Não glorifiques o heroísmo e o auto-sacrifício, não glorifiques o voluntarismo e este impulso infantil para o gesto individual dissociado de uma reflexão coletiva e de um com promisso com a conjuntura e o cenário real da luta, não estimule o sectarismo e o arrivismo.

As pessoas são muito mais importantes vivas e podem mudar muito mais este mundo com suas presença do que se imolando ou se auto-glorificando em sacrifícios vãos.

E eu respeito muito os heróis do nosso tempo, mas não desejo nenhum sacrifício de vidas mais. A luta coletiva depende mesmo da presença e da vontade de cada um de nós em permanecer, resistir, sobreviver e conquistar vitórias que só são possíveis coletivamente.

Ainda vou dizer algo sobre Che Guevara e sobre isto mais longamente. E olha que sou um daqueles professores que mais usa o exemplo dele para apontar para a necessária contestação da lógica burguesa, para a necessária mudança no nosso pensamento, mas também para necessidade de ação coletiva. 

E eu falo aqui em uma necessidade histórica, em um clamor coletivo por mudança da ordem vigente, superação da dominação ideológica e da exploração econômica material e também da emancipação intelectual do homem e da mulher perante o sistema capitalista e os sistemas de crenças que o sustentam.


Bom feriado e boa reflexão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário