Powered By Blogger

domingo, 8 de novembro de 2015

IMIGRANTES, REFUGIADOS, FRONTEIRAS E SERES HUMANOS

Sou filho e descendente de imigrantes. Meu pai - que me dá meu sobrenome Boeira - é provavelmente descendente masculino direto de um dos três irmãos de uma leva de açorianos cuja caravela ou nave naufragou por volta de 1760 ou 1780 - sem precisão aqui - na costa de Torres. Muitos deles sobreviveram, não tenho notícia quantos, não tenho notícias quantas crianças, nem confirmação de todos os dados, mas sei que eram três irmãos e que um destes inclusive acabou optando por migrar para o nordeste brasileiro numa leva de tropeiros indo parar no extremo norte deste pais - meu relato aqui soma informações diversas que minha memória familiar e histórica reúne. Alguns deles se espalharam pela costa gaúcha de Santo Antônio da Patrulha até Laguna. Outros subiram a serra e acabaram se instalando nos campos de cima da serra em especial em Vacaria dos Pinhais e em outras cidades da serra gaúcha a catarinense. E  Minha mãe é imigrante também...então... a busca de uma vida melhor deve ser muito mais respeitada e defendida por todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário