Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O SENTIDO DA EDUCAÇÃO

MEU CARO Renato Janine Ribeiro, tens razão ao dizer o que diz, que para mim é como que uma moeda corrente falar mal da educação brasileira e que isto é uma tolice muito reproduzida por um certo senso comum preguiçoso, superficial e simplório. Parece uma versão do viralatismo. Boa parte dos que falam somente da dimensão negativa do quadro educacional brasileiro parecem negligenciar os trabalhos, esforços e dedicação de outros.

Tem muita gente trabalhando de forma extremamente determinada e não porque há uma competição, mas sim porque colocam a sua vida neste trabalho. Aqui vale a mesma coisa que se diz sobre a escolha da filosofia ou do estudo da filosofia. Quando se escolhe algo assim se faz uma opção por certa forma de vida e muitos educadores que resistem à neurose auto infligida ou sofrida, ao desestímulo e ao desprestígio, à falta de valorização e reconhecimento, sem desistir e sem se entregar ao desânimo, devem pensar algo assim.

Minha filha de 16 anos decidiu ser Bióloga, não quer ser professora como a mãe, a madrasta e o pai, quer ser pesquisadora e cientista, e eu fiquei feliz como um velho aristotélico que Olha para a vida, a natureza e o mundo e cada vez encontra maus gosto em conhecer e saber dela e dos seus seres e coisas. Mas a vida da ciência também não é fácil no Brasil e, no entanto, muitos que escolhem este caminho sabem disto ou descobrem e persistem porque escolhem isto como forma e sentido de viver.

Quem olha de fora pode julgar, tripudiar e até mesmo erguer em voz alta sua opinião, preconceito ou presunção, podem até alguns fazer um discurso depressivo e depreciativo, mas porque haveria menos dignidade nestes trabalhos do que em qualquer outro? Não há! Eu e minha esposa estávamos nos dirigindo para a escola em meio a uma tempestade estes dias e falei para ela: é bem assim que é a educação hoje uma caminhada em meio a tempestade e veja quão digno e importante é fazer isto para nós.

Quanto mais difícil o quadro, mais nos empenhamos em levar a sério nosso trabalho, mais valorizamos os esforços dos outros e dos nossos alunos, mais compreendemos o sentido transcendente ou seminal do que fazemos. E eu tento sim seduzir, estimular e apoiar os alunos e alunas a fazerem as mesmas escolhas que nós, porque é uma vida difícil como qualquer outra mas que possui um sentido, uma compaixão e paixão que parece redimir e superar todo sacrifício, problema ou dificuldade. Cada vez tenho uma crença mais forte nisto.

E ontem quando pela manhã uma aluna do séquito de alunas mais queridas e afetuosas que possuo me disse que queria ser professora de biologia fiquei feliz e então ela me olhou com seus olhos miudinhos e disse que, porém, nenhuma pessoa na família dela valorizava isto w eu fiquei quieto pensando até agora sobre isto para dizer que não importa, pois algumas coisas e sentidos de nossas ações e escolhas só ganham sentido por e com aqueles que fazem as mesmas escolhas e que tem os mesmos gostos e paixões. Sei que ela vai ler meu comentário aqui e sei que seus olhos vão brilhar e que ela vai seguir seu sonho, pois tem prazer em conhecer e em descobrir o conhecimento e obtém prazer ao ver este mesmo prazer nos outros.


Como eu e você e todos aqueles que escolheram este estranho caminho do conhecimento e das dúvidas, da educação e da cultura. Que a Tamara s leia isso e se sinta abraçada e apoiada! A educação tem futuro e enquanto a cachorrada late a caravana passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário