Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

LIÇÃO DE CONCISÃO E PRECISÃO - ONETTI O GRANDE MESTRE

Pois coisas boas me acontecem com muita frequência. Não posso reclamar mesmo da minha sorte com livros e ideias. Já passei da fase da procura, para a fase do encontro em relação a isso. Não que esteja sendo convencidinho, mas é o que simplesmente acontece. Minhas curiosidades e ruminações sempre são satisfeitas e as conexões entre elas e objetos externos que as complementam tem ocorrido com razoável frequência.

E meus encontros com ideias e livros são algo que um dia poderei explicar, mas por enquanto não devo fazer isto. Senão perde a graça, perde o mistério? Não, simplesmente porque deu muito trabalho para ter certas intuições, seguir pistas e desenvolver novas relações, associar com liberdade certas questões e conceitos e incorporar novas ideias e lições e promover mudanças na minha organização ou bagunça mental  Considero elas boas porque me dão algumas alegrias e resolvem algumas dúvidas também.

Fazia muito tempo que andava procurando uma espécie de paradigma de concisão e precisão. Explico. Todos que escrevem e leem adquirem com certa experiência uma espécie de espírito de colecionador que combina musicalidades, pausas, ritmos, rimas e também vocábulos, expressões, jargões e muitas outras coisas que deixo para cada um listar de per si.

E isso ocorre tanto com quem lê letras de canções, poemas, literatura, artigos científicos, filosóficos, sejam eles clássicos ou vulgares, leigos, mal feitos ou bem feitos, e até com quem lê manual de aparelho doméstico e bula de remédio, notícia de jornal, twittys, haikais, anúncio de classificados, acontece um pouco isso. Quando a gente começa a ler os anúncios comerciais e os outdoors e para quem aprendeu a ler fazendo isso - isto é, quem começou a ler no meio urbano - sabe até mesmo corrigir grafias e escolher tipos de letras para certas coisas.

Pois me caiu nas mãos esta obra abaixo do Onetti e tenho a mais franca sensação que encontrei o mestre dos mestres da edição, do período e da escolha das palavras, neste uruguaio de quem certa feita outro uruguaio colega meu falou com muita distinção. Então chega. Não falo mais nada. E vou deixar para a curiosidade de cada um a oportunidade de descobrir isto ou seguir esta pista. A pedrinha está lançada, como diria meu pai...         

Nenhum comentário:

Postar um comentário