Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

EU PROFESSOR, VOCÊ AMIGO!



Numa noite de 2015 e eu me contemplo de forma quase instantânea como se 30 anos tivessem passados em uma noite e um dia e me vejo um professor aos 50 anos e 9 meses - E eu em sala de aula de uma escola pública estadual passando das 22:30, lecionando primeiro História da Segunda Guerra Mundial, para o terceiro ano, História do Império Romano para o primeiro ano e, depois disto, para o segundo ano Introdução ao pensamento de Immanuel Kant. Tudo fazendo uso de livros didáticos e de meus recursos de abordagem, comentário e interpretação. Um aluno entra em sala após passar na biblioteca e tomar emprestado Olga de Fernando Morais e eu orgulhoso olho para ele e comento: este é o único livro que me fez chorar na vida. Em seguida complemento e o seu autor é meu amigo no Facebook e ele olha e sorri. E eu digo pode ir lá ver porque é uma pessoa muito legal e de ótimo astral apesar de seus quase 70 anos. E segue a aula. No ultimo período, na aula sobre Kant, vejo os alunos brilharem os olhos para as questões de Kant: O que posso conhecer? O que devo fazer? O que posso esperar? e O que é o homem? e minha brincadeira sobre os tipos de Durkheim Solidariedade Orgânica e Mecânica e os juízos reflexionantes kantianos e nossa capacidade de agir orientado por razões coletivas e não somente por impulso sem reflexão, e depois disto, nas três aulas, os debates a partir de três questões: Quais são as dúvidas de vocês? O que vocês destacam do texto? e Qual comentário gostariam de fazer sobre esta matéria? E fim, volto para casa pensando:no meu dia que correu bem e, ainda bem meu amigo e  amiga, que é exatamente isto que eu escolhi fazer na vida!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário