Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

VULCÕES, PLUTÃO E POLÍTICA



Minha filha Antônia me disse ontem no almoço que os vulcões são necessários porque equilíbram a natureza fazendo o sistema do nosso planeta expelir os gases em excesso no subterrâneo e acomodando as placas sobre as quais vivemos. Ela usou outras palavras é claro, mas conclui dizendo que eles também são perigosos e que as pessoas deveriam evitar morar perto deles. E eu pensando com ela sobre isto e no meu sub texto no fato de que os vulcões são uma espécie de cano de descarga do mundo, ou seja, ninguém mete a mão no cano de descarga de uma moto ligada sem se queimar. E me veio então à lembrança a regência de Plutão na astrologia e seu famoso e atual trânsito em Capricórnio que aconteceu pela última vez a aproximadamente 240-260 anos atrás (1764-1778). Naquele ciclo que vai da independência americana até as independências latinas e revoluções francesas e de outros países ocidentais viu se a dissolução ou explosão de velhos sistemas políticos. A política, todavia, estável ou não é uma espécie de vulcão da sociedade pode torrar e pode ser geradora de equilíbrios, mas isso dependerá de nossa posição em relação a ela. Ela é o que é e nos que temos que saber compreender isto. Se Bismarck gostava de falar dela comparando com a fabricação de salsichas eu, por meu turno prefiro comparar com as caldeiras que forjam o aço com o qual constituímos tantas coisas duráveis. Não é porque isso ocorre em temperaturas altas e insuportáveis que não precisamos forjar o aço. Temos que entender também isto para não colocar no poder pessoas ineptas e incapazes de controlar com equilíbrio e razão o uso da força e da paixão em seus processos. Os vulcões e a política não são bons ou ruins em si mesmos, passam a ser isso ou aquilo de acordo com a forma como nos relacionamos e nos posicionamos em relação a eles. Para terminar, apenas um detalhezinho. A terra nos exige tanto cuidado que deveríamos impedir e regular imediatamente e rigorosamente toda as formas de manejo dela. Assim como a política precisa estar sob controle dos cidadãos e estes precisam assumir sua responsabilidade nela de fato e de direito. Senão ela explode na nossa cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário