Powered By Blogger

sábado, 5 de setembro de 2015

SOBRE CONTINUAR A GREVE CONTRA A COVARDIA


A situação de muitos servidores é gravíssima. Um exemplo se deu quando cheguei para organizar e montar o acampamento do Ato da 2ª Cre. Logo após fazermos o Piquete no 25º Batalhão da Brigada Militar com representantes da ABAMF, URGEIRM e do quadro da SUSEPE,   quando cheguei lá tinham dois professores as 7:15 da manhã já esperando e então falei com eles. Tinham vindo bem cedo porque suas famílias estão em muitas dificuldades e precisavam lutar de alguma forma contra isto.

Bah, é de chorar o que ocorre com aqueles colegas e servidores públicos que tem filhos pequenos, pagam aluguel ou prestação, luz e água e precisam garantir comida, leite e medicamentos em casa. E tem também o caso de um professor que se atrapalhou todo e teve a luz cortada, pois tinha mais compromissos e a esposa foi desempregada. A situação de muitos é desesperadora de fato.

E eu não consigo pensar noutra coisa e isso me dói muito. Nesta noite, após dias de Luta, tive até pesadelos e acordei bem cansado. Precisamos nos ajudar, precisamos de ajuda e precisamos ajudar e lutar juntos.

Lembrei muito do primeiro ano de vida de minha filha e do meu vínculo precário no estado e dos salários baixos de um contratado. Das dificuldades que vivi e de o quanto lutei para conseguir os concursos e reajustes que tivemos em alguns tempos.

Então eu acho que precisamos ir com calma e tentar nos entender. O que vi de gente neste movimento que está entendendo exatamente qual é a necessidade de lutar.

É por isso que é bom participar. E bom comparecer na s atividades porque muda tua percepção da importância de lutar e de estar junto com os colegas. Nos fortalece e dá sentido a luta.

E muda muito o conteúdo da nossa mente e as elocubrações que nos acometem quando participamos. Em São Leopoldo e Novo Hamburgo e nas escolas que visitei, nas reuniões e nos encontros e diálogos rápidos dá a impressão que tudo vai se clareando. Dá a impressão que tudo vai ganhando um contorno mais nítido. Nossas razões, nossa força e nossas emoções parecem ir se equilibrando no processo e produzindo passo a passo um síntese mais clara.

Falei esta semana com muitos brigadianos, brigadianas, servidores aposentados, policiais civis, funcionários de presídios e em Porto Alegre encontrei muitos outros servidores que estão mobilizados e na luta.

Todos entendem que está luta se for perdida significará o fim de diversas carreiras e o mergulho em uma situação muito pior no RS.

Haverá abandono ou demissão em massa do serviço público e ainda tem as pessoas que ficam doentes, depressivas e que entram em desespero existencial por não saber como lidar com uma situação difícil como essa.


É por isso que tenho chamado o governador de covarde, porque é uma covardia atacar os servidores assim e sequer tocar em privilégios, abusos e absurdos dos poderosos.

P.S.
1. Sobre guerra civil: Calma, é só uma luta sindical, se ele retirar os projetos que atacam nossos direitos e pagar nossos salários integralmente tudo passa.

2. Contra certa presunção de que os servidores são privilegiados: Porque você acha que os servidores públicos não sabem o que é desemprego ou perda de direitos? Creio que estais muito enganado com a maioria dos servidores que não nasceram servidores, nem são privilegiados de berço ou seguem carreiras superiores. A gigantesca maioria é trabalhador e filho de trabalhador e adquiriram com muito esforço e estudo, apoio e busca de oportunidades capital cultural para disputar uma vaga no serviço público. E isso não significa que sempre tiveram renda ou que não passaram por dificuldades antes.

3. Se pode copiar ou colar o texto: Compartilhe como quiser...o que me importa é o Target ...

4. Sobre o governador ser irresponsável: Sim ele é irresponsável, mas também é perverso e covarde porque acha que ganhou um cheque em branco ao ser eleito sem programa.

5. Se o Governador vai economizar recursos de fato: E não vai economizar nada, RI da nossa cara e não está nem aí para exemplos. Depois de ter passeado de helicóptero para ir num aniversário na praia, enquanto o SAMU ficou sem o serviço, no mesmo dia aliás. Após ter criado um cargo na maior cara de pau para a esposa. Após ter concedido reajuste aos altos salários do Judiciário, secretários, vice e a si mesmo, não está nem aí para qualquer moralidade. E agora pagou integralmente os altos salários castigando todos os pequenos. É pura covardia.

6. Se a greve pressiona ou não os deputados: Para saber se pressiona ou não visita os gabinetes deles. A realidade é bem diferente.

7. Porque o projeto não foi votado ainda: o projeto não foi votado ainda porque a base dele treme com nossa pressão e com as consequências terríveis que a covardia dele causou. A luta está sendo resultado de uma síntese racional e emocional da nossa categoria. O que é preciso agora é as apoiar, se unir e atuar de modo a fortalecer as decisões e cumprir a agenda de luta que vai sendo construída. Toda tua insegurança vai desaparecer se te somares com convicção e coragem à nossa luta.

8. A nossa única opção é a luta. Eu não vou ficar olhando isso tudo por não aceitar correr o risco coletivo de uma ação coletiva. Não me sinto manipulado e nem manípulo. e tenho fé na nossa força e razão.

9. Se o governo adia a votação para prolongar nossa greve e desgastar a Dilma:  Não sei, creio que a situação é bem pior com os servidores do que você percebe. E que a crise de comando e hierarquia na brigada e polícia também é um elemento que tua análise negligência. Para ficar apenas em duas coisas que parecem não estar no teu tabuleiro de análise da conjuntura.

10. Calma pessoal. Tem um quadro bem maior de análise. Que envolve a política real. O tema jurídico não resolve nada aqui. É um confronto entre todos os servidores e o governo. As forças de segurança estão ao nosso lado. É preciso dialogar mais com a população e fortalecer o movimento e parar de ficar procurando erro de direção onde o que ocorre é uma luta ferrenha entre nós e os partidos de sustentação do Sartori. Além da gritaria: ademais para além da gritaria temos as tarefas de fazer os devidos diálogos com os colegas e a sociedade.

11. Se podemos parar a greve ali adiante: Podemos parar sim. E voltar a atacar cada vez com mais força. Temos um ciclo aqui até logo mais. E ainda tem o final do ano. A vitória não será por força de cabeçadas. Nem entre nós e nem contra o governo.

12. A greve e a sociedade. Já está afetando a sociedade, o comércio, os serviços, a segurança. O estado está parado. E te digo mais não haverá normalidade com este governo. Na real será um governo de crise pior que o da Yeda.

13. Solução: Não há solução mágica. A única solução é política. É uma crise política. Pressão sobre os deputados e partidos pode resolver sim.

14. Fiz um texto para fortalecer nossa solidariedade e quem sabe obter solidariedade. Não pretendo refutar tua opinião ou juízo. Quero apenas apoio e boa vontade de meus colegas e do Povo.

15. Pessoal, a eleição já passou. Temos um abacaxi bem grande para descascar e ele só será resolvido juntos. Vamos a luta e vamos superar nossas culpas ou fraquezas com uma vitória coletiva contra isto. Não há outra alternativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário