Powered By Blogger

sábado, 15 de agosto de 2015

DIA DO ADVOGADO, DO ESTUDANTE E DO PINDURA - 11 DE AGOSTO DE 2015


Eu sempre tive fascinação por esta data, o dia da pindura tem seu valor não tanto pela bebida grátis e pela graça que vivi com outros amigos e acadêmicos de direito, mas pelas histórias que escutei em rodas de bar nesta data. É também o dia do estudante e é também, por isso, o dia de uma lição.

Mas também pela fascinante história de um advogado chamado Abraham que conta como é que um pobre, modesto e não pequeno homem que era filho de Thomas Lincoln, que perdeu toda a sua terra em processos judiciais por causa de títulos de propriedade com erros, vira vendedor de meias, botas e gravatas e com muito esforço pessoal vira um advogado militante e pobre de outros homens em suas lutas e na conquista de seus direitos, liberdades e que acaba virando presidente com apoio de negros que não podiam votar e de progressistas do norte da América.

Hoje é o aniversário de fundação em 1903 do Centro Acadêmico 11 de agosto da Faculdade de Direito do que vai se transformar em 1934 a Universidade de São Paulo. Mas também é a data em que, segundo conta a lenda, Leônidas e seus 300 Espartanos tombaram massacrados após uma resistência de dois dias aos persas na famosa Batalha das Termópilas. E que talvez tenha sido - com todo respeito devido aqui a diversos outros heróis e povos - a derrota mais gloriosa e heróica da história da humanidade.

Mas também porque é o dia que eu lembro da carreira que eu não segui por certa influência de Marx e de outros pensadores não liberais. Juro que se algum professor me tivesse dado alguma lição bem dada sobre John Locke, provavelmente hoje eu seria um grande liberal e um razoável advogado, porém meu destino foi outro e cai na filosofia, esta vovó do direito mas também uma outra grande admiradora e talvez a mais apaixonada admiradora da justiça. E assim caminhou a minha humanidade e me calhou de ter muita admiração por esta carreira respeitável de muitos amigos e amigas meus, que num mundo sem luzes já é bela e é mais admirável ainda em um mundo iluminado.

Tenho toneladas para não dizer milhares de amigos advogados e advogadas e me orgulho de encontrar neles sempre um espírito que combina precisão, sutileza e um desejo de justiça e como para mim não há tarefa pública mais importante em uma sociedade creio ser bem bom que eles sejam assim, pois do contrário não os teria por amigos e os que são diferentes disto não são mesmo meus amigos.


Então lá vai meu abraço a meus amigos que são avessos ao arbítrio, ao abuso de poder e à injustiça social, vos admiro e tenho muita alegria em estar junto com vocês nesta caminhada! Paulo Faria, Paulo Torelly, Juliano Carneiro, Daniel von Hohendorff, Bado Cavedon Pires Adv, Nubia Pires, Tatiana Zamprogna, Walter Leo Verbist, Gládis Salete Castelli, Geraldo Andrade, Diego Correa Chaves, Angelita Belleza, Icaro Bandeira, Ary Moura, Paty Benjamin, Lilian Pity Godoy, Pedro Ruas, Tarso Genro, Luiz Felipe Menezes Tronquini, Daniel Lemmertz, Rael Pessin, Carlos Alberto Cruz, Jorge Luiz Koch Filho, Claudia Zuccolotto, Aldivan Camargo, Alexandre Takeo Sato, Antenor Sato, Ariana Vigannico, Filipe Merker Britto, Saimon Francisco, Iliseu Faccin, Leandro Zambrano e Gabriela Tomasi e muitos outros e outras....

Nenhum comentário:

Postar um comentário