Powered By Blogger

sábado, 15 de agosto de 2015

A FILOSOFIA POLÍTICA MODERNA AINDA É ATUAL?



Hoje pela manhã, bem cedo, na sala dos professores estávamos conversando sobre alguns livros que andamos lendo. O nosso Diretor Geraldo leu Videiras de Cristal do Assis Brasil e eu lembrei do livro que li do Erico Verissimo no começo do ano, Incidente em Antares por conta da relação ficção e história presente nestas obras de Romance Histórico e, outros colegas presentes lembraram de outras obras. Então, eu falei um pouco de romance histórico, em especial a primeira parte da obra de Erico Veríssimo sobre a história política do RS, pois a mistura entre ficção e história serve neste caso não para distorcer a história, mas para poder, com pinceladas de artista, narrar uma história real e também interpretá-la.

Acabei, em moto continuo, falando de Rousseau, porque tinha alguns livros em mãos (Origem da Desigualdade entre os Homens, Do Contrato Social e Devaneios de um Caminhante Solitário) e porque este foi o conteúdo trabalhado nesta semana com os segundos anos, com  uma abordagem a partir da leitura do livro didático (COTRIM, Gilberto. FENANDES, Mirna. Fundamentos da Filosofia. p. 278 e p. 356) e de alguns comentários meus que estendem este tema para problemas cognitivos ou epistêmicos, morais e também afetivos.

Olhei para o nosso querido diretor Geraldo e comentei que muitas vezes a gente fica imaginando que os problemas que temos são porque as teorias que organizam nossos sistemas são velhas ou antigas ou que, como pode parecer para alguns e talvez muitos, o problema é que as teorias modernas Contratualistas, Liberais e Democráticas não funcionam  ou não dão mais certo hoje. Pois, comentei, então,  com meus colegas professores de história, Adriano e Carlos Felix (nosso acadêmico de história e ex-aluno, que está fazendo seu estagio aqui no Olindo) que talvez não seja exatamente este o caso.

Fiz, em seguida, um elogio a Rousseau, a sua inteligência e perspicácia tanto no Contrato Social como em outras obras e, um pouco depois, estendi o elogio, na verdade, a muitos filósofos políticos modernos à respeito da importância das suas obras e ideias que apesar de terem em sua maioria quase 300 anos ou mais de 300 anos ainda são importantes e seu estudo ainda deveria ser mais estimulado, pois a falta de teoria, leitura e compreensão da política com certeza está por trás de muitos problemas políticos atuais.


Então, estávamos ali pensando e dialogando e eu encontrei de súbito em minha mente para diferenciar esta questão uma metáfora sobre os alicerces, a casa e os moradores dos nossos sistemas políticos, que talvez nos ajude a repensar isto. Acabei dizendo que tentamos construir alicerces novos e às vezes reformar a casa quando o verdadeiro problema continua sendo quem mora dentro dela e como as pessoas que vivem dentro dela se comportam e atuam e da própria compreensão destas pessoas a respeito disso. As vezes tentamos reformar a casa, construir novas teorias, mas o problema continua sendo os moradores da casa e sua compreensão sobre suas relações, obrigações e responsabilidades.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário