Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de julho de 2015

POR QUEM AS LÁGRIMAS CORREM OU COMO AS SARTORICES SÃO POSSÍVEIS?



E eu fico aqui imaginando com muito respeito e consideração a cara de alguns dos meus colegas, ex-colegas e conhecidos que agora vão virar rebeldes, radicais e inconformados. Vão esquecer todas as suas simpatias e escolhas políticas e se jogar na queixa. Que acreditavam em soluções mágicas, simpáticas e absolutas para os problemas da sociedade e que votaram nele e que bancam de entendidos em política.

Sim o governador deles era um candidato bonachão, engraçadinho, que só brincou com o piso num descuido, cujo partido é o Rio Grande, ou pensa que é o Rio Grande, afinal está governando o garboso estado pela quarta vez. Isso vai dar quase 40% da redemocratização desde o fim dos governadores indicados pelo governo central na ditadura. Sim, talvez alguns deles simpatizem com a ditadura se esquecendo disso também. Vou lembrar bem que o Simon, o Britto, o Rigotto (que nem foi tão mau mesmo e que talvez seja o motivo da arriscada no Sartori) e Sartori. Vou lembrar que eles discutiam todas razões para rejeitar o Tarso e nenhuma das boas para aceitar, mas que não discutiam nenhuma para não arriscar no Sartori. Sem programa de governo e eleito no mais puro "na hora a gente vê".

E eu sei a saída deles...é dizer que a Dilma tá pior e que o PT é o exclusivo culpado de tudo de ruim...tá bom...eles estão sempre certos..E eu posso dizer que o buraco é bem mais embaixo agora, com o consentimento silencioso deles e os que não concordarem vou ficar vendo até o dia em que baixarão a cabeça, dobrarão seu orgulho e arrogância e verão do que realmente se trata quando se fala em estado mínimo, liberalismo e como a vida pode voltar a ser bem dura e difícil em uma sociedade e um país como o Brasil.

Afinal, eles saberão sim, pois tem longa dedicação à luta, longa dedicação ao tema da responsabilidade civil e política e mesmo quando há todas as evidências de que estão errando, mesmo quando se fazem de vítimas dos outros que eles mesmos elegeram, eles vão dar de ombros e dizer que a política é que é ruim. Pois bem, eu não vou dizer mesmo que a política ruim na democracia é a que você escolheu, mas vou lembrar que esta é a democracia..se você não faz política (não discute, não estuda e não leva a sério isso) sofre a política dos outros e  agora aguentem..

Sabe que pela primeira vez na minha vida penso uma coisa inacreditável aqui com meus botões - olha que cúmulo isso - penso em não fazer greve, penso em não lutar e em ver como é que fica. Penso em dizer que cansei, penso em dizer que tem que inventar formas mais modernas de luta, que greve já era, penso em repetir aquela ladainha sobre as férias, meu descanso, cuidar da minha vida em primeiro lugar, penso em dizer que NÃO DEU. E passar a curtir e lamentar junto - deixando tudo gravado no celular é claro - cada momento e cada dor, cada reclamação e resmungo, cada queixa e cada muxoxo em silêncio e na hora H dizer NÃO VOU LUTAR, SOU CONTRA A GREVE.

E ficar vendo e resistindo às tentativas de me convencer do contrário e ver isso sair da boca daqueles que por várias vezes me viram gastar horas e horas da minha vida, deixar de ver minhas filhas e minha família, troteando o dia inteiro, além das então 40 horas em Sala de Aula, e  lutando com muitos outros idealistas e abnegados, sonhadores e trouxas, por concursos, salários, promoções, direitos.

Vou me lembrar de mim e de outros nas visitas às escolas falando sozinho na sala dos professores, lembrar da delicadeza e sensibilidade deles, do respeito e consideração deles que ficavam voluntariamente atrapalhando as falas minhas e dos demais engajados. Vou lembrar de um pé quebrado, de uma traição e vendetta, de uma kombi andando no bairro paga pelo PMDB Vou lembrar da postura e da atitude de alguns que não prestando atenção em nada, ficavam sempre boicotando as discussões sindicais e sempre dizendo que certas coisas não são boas nem ótimas, dizendo que certas coisas não fazem diferença.

Vou lembrar de todos aqueles que se desfiliaram do CPERS e daqueles que nunca se filiaram. Vou lembrar das recusas à representação sindical. Vou lembrar das pilhas de panfletos das correntes sindicais intocados ou no fundo da lixeira da sala dos professores. Vou lembrar das caminhadas em que eu olhava para o lado e só dava professores de outras cidades, outras escolas e não aqueles que tanto esperavam da gente.

Lembro que na minha santa ingenuidade de professor novato e estreante no sindicalismo eu usava de uma figura super agressiva, mas que era real: as professoras bem casadas não precisam fazer greve, afinal salário e trabalho de professor é só um passatempo. Nada justifica esta grosseria. Imagina que motivo eu tinha para tanto? Lutar sozinho? Indiferença? Era sim um exagero meu, confesso que não ajudava em nada, mas eu aprendi muito com meus exageros, piis foi assim que eu reagi quando vi com meus olhos os boicotes a greves, vi com meus olhos os deboches e ouvi sempre aquele zum zum contra o CPERS, contra professores fazerem política, contra sindicato, sindicalistas, sem terras, sem moradia e todos os movimentos sociais  Vi os mesmo fazendo grandes críticas a CUT. E agora? Quem vai lutar?

Lembrando John Lennon, no Royal Albert Hall, em frente a família real, vocês ai em cima não precisam aplaudir, tudo bem, balancem suas jóias! Por fim, como isso foi possível? The Dream is Over!


Desculpe o fel! Viva o CPERS!!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário