Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de julho de 2015

ENTREVISTA JANYNE SATTLER SOBRE FILOSOFIA E LITERATURA

Apresento aqui meu breve comentário relacionando alguns temas à ótima entrevista da Professora Janyne Sattler (da UFSM) sobre a relação entre literatura e mudança ou engajamento moral a partir de uma perspectiva de análise filosófica. Faço isto por que me toca muito nos temas que ando investigando e refletindo atualmente. Me provoca muito no sentido de dizer ou comentar que a questão da mudança moral envolve o confronto ou choque entre o sistema ou conjunto de crenças ( valores, convicções, opiniões e outras escolhas voluntárias ou involuntárias) do leitor com estes mesmos sistemas diversos em cada personagem. Ouso dizer que em alguns casos deve haver reforço, em outros coloca-se em dúvida ou suspende-se as crenças e em outros mudam as crenças. Ocorre ao meu ver uma espécie de confronto biográfico entre as personagens e o leitor que suscita perguntas do tipo o que eu faria no lugar dele? Ou e se ele fosse meu amigo? Ou, como compreendo ele? E as respostas acabam levando na direção de uma reflexão. Creio que envolve também um tema muito caro para mim que eu chamava de transitividade da compreensão e que, com a bela entrevista, pode ser ilustrado com o que faz ler um livro até o fim ou largar no início dada certa abertura que tem relação com o momento que vivemos e o que estamos dispostos a confrontar ou arriscar numa leitura em relação aos nossos sentimentos e pensamentos. E reforça minha intuição sobre a ideia de que cada um - mesmo estando na mesma faixa etária - está num tempo diferente, algo como um tempo biográfico próprio o que nós como professores poderíamos ajudar os alunos em construírem auto-descricões e histórias de vida de modo a construir o auto-conhecimento e uma consciência do próprio sistema de crenças e de suas experiências. Nesse sentido, parece haver até mesmo a possibilidade de se caracterizar melhor a literatura recomendada para jovens e a literatura indicada para determinados tipos de jovens, consideradas as diferenças acima e ainda outras mais. Sugeri e compartilhei aos meus colegas professores de literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário