Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de julho de 2015

DIA 25 DE JULHO É DIA DA CULTURA EM SÃO LEOPOLDO - PROPOSTA


Bom dia, gostaria de retomar o que nós já tínhamos proposto como uma atividade da cultura, do nosso movimento todo em defesa da cultura da cidade, para o dia 25 de julho, que é no próximo sábado. Sugiro marcarmos a Câmara de Vereadores à tarde, a partir das 14 horas.

Creio que a gente devia fazer isso, porque temos muitas pautas pendentes, muitos relatos e retornos a serem apresentados a em diversas áreas e porque nós não podemos tomar uma injeção relaxante e nos desorganizar, após um mês da conquista da manutenção da secretaria no dia 18 de junho, quando o Prefeito disse que se rendia à nossa pauta .

Penso que a comunidade cultural deveria avaliar o estado do processo e ter relatos também e eu sei por relatos in off, de diversas áreas, que tem mais coisas rolando, por exemplo, no Patrimônio  Histórico, fiquei sabendo que houve uma importante reunião com o Iphan.

Sei que o movimento Cultura nas Ruas e o movimento em Defesa da Cultura tem pautas a serem encaminhadas e que nós deveríamos nos envolver mais. Sei que o pessoal ligado ao Conselho de Cultura e outros representantes tiveram reuniões com o Prefeito e o Secretário Interino, mas não temos uma situação muito clara sobre isso para todos que apoiaram o movimento.

Dei algumas ajudas no tema tombamento da Praça do Imigrante e creio que isso deve ser publicizado devidamente, porque o tema do patrimônio está sempre em risco na cidade. Tem a situação gravíssima da Casa do Imigrante, por exemplo, que requer nossa atenção coletiva e mobilização.

Penso também que a data é um  momento ideal de tirarmos uma CARTA DE SÃO LEOPOLDO EM DEFESA DA CULTURA E DA HISTÓRIA DA CIDADE

Creio que tanto no nível simbólico da data que não terá nenhuma atividade pública mais institucional, cultural e comemorativa e quanto no que toca ao imediato também deveríamos nos posicionar. Temos que ir fazendo também a pauta prioritária da área do CPF (Conselho, Plano e Fundo de Cultura) e as demais políticas públicas na área e nos diversos movimentos.

Me chama atenção, creio que para todos aqui, que precisamos de cada vez mais democracia, diálogo e trabalho coletivo e também ouvir o povo e provocar o povo da cidade a refletir sobre isto. Nossa vitória da manutenção da secretaria mostra exatamente isto que esta pauta atrai apoios de vários segmentos sociais importantes.  E a data do 25 de julho carrega no simbolismo histórico e com certeza dará mais publicidade as diversas lutas da cultura e da defesa da história da cidade.

Me retorna o que você pensa sobre isto?

Um abraço


Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário