Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2015

A FUNDAMENTAÇÃO DO EGOÍSMO


Como bem disse Peter Ludlow, em .......ficaria perfeito se em vez de "superior" John Kenneth Galbraith  tivesse dito "qualquer" em: 

"O conservador moderno está engajado em um dos mais antigos exercícios de filosofia moral: a saber, a procura por uma superior [qualquer que seja ela] justificação moral para o egoísmo."

John Kenneth Galbraith, economista.

Qualquer aqui é no sentido de que qualquer coisa serve, qualquer meio é válido desde que o fim fique justificado (o egoísmo).

Eu diria que eles tem uma crença preferencial de que isso é não somente possível, mas necessário para o desenvolvimento e seguem tentando a todo custo como uma razão de ser própria e através disso vem junto meritocracia e outras. Ou seja, eles fundamentam suas prerrogativas em certos atributos pessoais que lhes granjearam sucesso e o principal deles é um egoísmo à toda prova.

Me parece haver ai um fundamento profundo para suas crenças reconfortantes, como diria o Russell...

Me é muito legal, você colocar isso aqui agora, pois em ando justamente em torno deste objeto complexo cercando e cerzindo uma rede para apanhá-lo.

Diria que este político conservador americano que também defende o casamento gay é egoisticamente mais coerente, pois percebe a prerrogativa pessoal em jogo ai.

Eu creio que há também um conservadorismo gay que envolve justamente um apelo a superioridade que associa isso a liberalidade sexual e ao egoísmo. Aliás creio que este problema foi tratado já alguma vez. Só não me lembro bem agora onde.

O conservador segue uma tradição e é esta tradição (Deus, pátria, natureza e mesmo razão) que determina quem tem liberdade ou não. O liberal amplia isso. O que o liberal faz é estender esta liberdade aos demais sujeitos sociais, em especial a burguesia, por méritos adquiridos com a riqueza no trabalho, mas disso não se segue que os demais tem estas liberdades. Então aqui o conservador e o liberal andam juntos e traçam um acordo: nós sim, mas os outros não.

Por isto a escravidão durou tanto tempo e também por isto a exploração, a usura e a pirataria eram toleradas tanto pelos liberais quanto pelos conservadores. Penso muito nesse arranjo a partir da Inglaterra, mas lembro o quão difícil foi a negociação entre conservadores e liberais lá que gerou a monarquia parlamentar e também a supremacia inglesa na idade moderna.

Mas, assim, encontramos porque fundar alguma moralidade ao egoísmo.

Aliás, não vejo a hora de ler aquele livro do JCBT sobre figuras do estado moderno, porque é naquele fulcro que foi construída esta distinção aparentemente móvel do egoísmo ou individualismo possessivo.

Lá que esta crença no egoísmo como fundamento foi entronizada.

Naturalmente, exatamente,  absolutamente, responsavelmente, individualmente...

Este é o grande dedo anular para o outro erguido lá na modernidade. (Poderia ser o BIG STICK.) Seja este outro um país inteiro, uma cultura sagrada, um povo ou raça, os trabalhadores e etc...

Esta é a justificação da dominação e da exploração pelo mais forte e mais soberano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário