Powered By Blogger

domingo, 14 de junho de 2015

SÃO LEOPOLDO TÁ VIRADA NUMA CANGAIA


SÃO LEOPOLDO TÁ VIRADA NUMA CANGAIA E
A EXTINÇÃO  DA SECRETARIA DA CULTURA É
A COROA DESTA TRAGÉDIA

#eusouafavordacultura

#eusouafavordesãoleopoldo

Quarta feira dia 17 de junho às dez horas da manhã, tem sessão extraordinária do Conselho Estadual de Cultura na Câmara de Vereadores de São Leopoldo para debater e prosseguir nessa luta em defesa da Secretaria Municipal de Cultura.

O atual governo tem maltratado a cultura de diversas formas. Já começou abortando de saída a ideia de uma Casa de Cultura Luis Brasil no prédio da Antiga Prefeitura. Depois conseguiu ter entre interinos e titulares, 6 Secretários de Cultura e somente o último poderia se dizer que tinha algum vínculo com o tema.

Mas não se espante porque desde janeiro de 2013 neste governo o Secretário Municipal de Educação é um leigo no assunto, não é da área e muito menos se preparou para gerir isto em sua trajetória política e profissional anterior. Na educação o escândalo é tão grande que as educadoras com vínculo com o PMDB que faziam parte da secretaria foram de forma vergonhosa – não para elas é claro – demitidas à revelia no final do ano passado e segundo consta havia muito desacordo entre elas e o cabeça da pasta.

Ao mesmo tempo, os programas, projetos, convênios, parcerias e eventos da Secretaria da Cultura foram todos esvaziados, reduzidos e em sua grande maioria extintos e dizimados por situações que envolviam desde imperícia de gestão, passando por incompreensão programática, até mesmo boicote orçamentário promovido por outros secretários mais poderosos e mais mal intencionados.  A Companhia Municipal de Dança e o Coral Municipal que estavam sendo muito prestigiados desapareceram.  Diversas outras iniciativas de apoio a atividades artísticas e culturais comunitárias foram extintas também.  São Leopoldo Fest, Feira do Livro, Caminhos de Natal, Apresentações de talentos nas Feiras Comunitárias, Semana Farroupilha e Carnaval perderam do poder público apoio, subsídios e mesmo um mínimo apoio logístico e de divulgação.  Imagina que esta administração da cidade andou  se metendo afzer programa de televisão para defender suas imperícias, tropeços, erros e equívocos e não foi capaz de ter uma Secretaria da Cultura atuante e apoiada. O que ninguém diz, e que infelizmente deve ser dito é que a Secretária de Cultura é menos importante politicamente para a atual gestão do que a Secretária dos Cachorros.  E isso não se deve a uma boa razão como a necessidade de proteger os animaizinhos quadrupedes abandonados não. 

Precisamos lutar, então, reagir e nos organizar muito para derrotar isso que esta aí e reconstruir esta cidade o que vai precisar de muita unidade e força de todos.

Alguns podem dizer que isso é só protesto e que isso não tem nada que ver com política, mas na real quem conhece esta cidade sabe que nada muda nela sem disputa e sem confronto.
Não há esta possibilidade meu amigo e minha amiga pacifista que quer ser amigo de todo mundo e em especial da velha elite desta cidade e que zela pela exclusiva tranquilidade em seu próprio coração.

Mas isso não quer dizer que a resistência tenha que ter partido beneficiário não, nem que tenhamos que deixar de ter estima por quem finge nos amar.

E a resistência contra isso na cultura, na educação, na saúde e na segurança como já acontece com a greve dos servidores e servidoras, com as manifestações dos eleitores e cidadãos indignados desta cidade são as bases desta reconstrução da cidade. E defender o RESPEITO é sim uma mensagem bem importante que as educadoras e os educadores carregam hoje em sua luta porque vale isso como reivindicação legítima e necessária em todas as questões da atual gestão.

E é esta luta que vai acabar apontando e que aponta bem o que não queremos perder, o que queremos recuperar e manter e para onde queremos avançar. E é nesta luta que vai se construir e se está construindo um consenso que vai forjar propostas e soluções para isso que ai está. Por isso defendi e vou continuar defendendo que tenha espaço sim para todas as vozes nestes movimentos e que não se tenha medo dos ingênuos e nem dos expertos, dos políticos e nem dos apolíticos, mas se tema somente o silencio, a omissão e a desfeita perante nossas lutas.

Tá tudo virado, na real, então numa cangaia em SL e isso não aconteceu somente por culpa de um governo, mas também por falta de unidade na cidade e na defesa desta cidade. Até o prefeito que era o Zé bonitinho tá virado num caco, graças ao governo vergonhoso e desastrado, terrível e ruim que está fazendo. Esta comprovado que é O PIOR GOVERNO DA HISTÓRIA DESTA CIDADE e mesmo aqueles que compuseram este governo e que possuem boas intenções e seriedade são prejudicados e aviltados em seu trabalho e dedicação cotidianamente. Pois, a situação esta carregada de erros e desfeitas.  

Tem também – tirando os mercenários bem conhecidos que são lombas de sem vergonhas - gente do lado deles que acredita tanto no PSDB, no PMDB, no PP e no PSB que está precisando mesmo é de laudo psiquiátrico e de tratamento para superar este insucesso e acordar de novo para a vida, para avida com seus concidadãos e conterrâneos.


E do nosso lado tem sim todo tipo de gente e opinião, mas o que importa é a certeza e a convicção de que a cultura é importante e deve ser defendida e é isso que soma e é isso que ajuda. Nós acreditamos sim que defender a cultura é defender esta cidade, é lutar por uma cidade melhor para todos, dando importância para o seu povo e a sua cultura, seus artistas e seus agentes culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário