Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de maio de 2015

SOBRE NOSSOS EX-ALUNOS E ALUNAS PROFESSORES: VIVA O OLINDÃO!!!

Leciono fazem 21 anos. Não creio que seja melhor que nenhum outro professor ou professora. Já abandonei esta vaidade e esta ilusão no decorrer da carreira. Sim, já cometi este erro e o confesso aqui como uma lição. Como também já abandonei a pretensão de saber tudo ou ser perfeito. Mas amo meu trabalho, amo cada momento e cada descoberta nele. Quando comecei a deixar de portar com certa arrogância e autoridade - que eram sinais apenas de insegurança - comecei a dizer com todas as letras aos meus alunos e alunas que eu não trabalhava para mostrar que era melhor do que eles ou para provar isso, mas que trabalhava com a esperança de que um dia eles fossem bem melhores do que eu, muito melhores e fossem mais além do que eu julgava poder atingir. Cheguei num ponto da carreira ou da minha trajetória que eu descobri que o único indicio de qualidade no meu trabalho e talvez do trabalho dos meus colegas é quando os meus alunos e os dos meus colegas - apesar de tudo que vemos e sofremos, erramos e enfrentamos, acertamos e lidamos - começarem a ser também professores e professoras e tiverem a mesma paixão que a gente, ao seu modo e com suas qualidades e capacidades, originalidades e audácias. Sim, para terminar, porque para ser professor precisa ser audaz e corajoso, não temer as adversidades, estimar o conhecimento e continuar apostando na humanidade, no futuro e nos frutos do nosso trabalho. E ter ex-alunos virando professores é um ótimo fruto, assim como ter muitos alunos que sejam bons profissionais, que façam a conta certa, que tenham a palavra precisa, que tenham a sensibilidade aguçada, o gesto delicado e notável, assim como que lutem por um mundo melhor e mais justo. E eu tenho o privilégio de ter entre meus colegas muitos que pensam assim também e que ajudam bem mais do que eu neste plantio. Então, é sim uma humilde alegria, mas uma grande glória ver isso acontecendo em volta da gente. O Cristiano que é uma jóia brilhante de humanidade e pessoa, é um entre muitos que me orgulham e me dão esta satisfação. E eu sei que mesmo nossos alunos que não são professores - se eu estiver certo em minha intuição radical sobre nosso trabalho e seu sentido - também são ao seu modo educadores. E aqui termino este discurso sincero que não precisa mais demonstração prática do que isso mesmo. Que isso continue acontecendo cada vez mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário