Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de maio de 2015

2600 ANOS DA FILOSOFIA: VALEU TALES MUITAS FELICIDADES!!!



Apesar de certa imprecisão na data de nascimento e surgimento da filosofia, em geral nos baseamos na vida de Tales de Mileto e em algumas das datas da sua vida. Assim, consideramos Tales de Mileto o primeiro filósofo da história por ter realizado uma proeza que, segundo a opinião de Aristóteles, marca justamente o surgimento da filosofia. Bertrand Russel é outro que tem o mesmo juízo a respeito da importância fundamental de Tales: "A filosofia ocidental começa com Tales.”

Curiosamente temos a data exata desta façanha: 28 de maio de 585 a.C. Esta é a data do eclipse que ele previu com certa antecedência, constituindo, então, segundo as narrativas lendárias e também históricas (Heródoto em especial aqui), vantagem estratégica em uma batalha às margens do Rio Halis entre os exércitos Lídios (Jônios) e Medas (Persas) na planície da Anatólia que acabou por encerrar os conflitos que duravam já 5 anos. A batalha ocorreu no sexto ano de uma guerra indecisa entre Aliates II, do Reino da Lídia, e Ciáxares, da Média, e terminou abruptamente devido a um eclipse solar total. O eclipse foi entendido, segundo estes relatos, como um aviso dos deuses, que desejavam que a luta se encerrasse. Eu tendo a gostar muito deste evento porque marca também a relação da ciência ou filosofia com um episódio de construção da paz entre os homens. Mas também porque é uma demonstração inquestionável de competência.

Ao explicar um eclipse solar, verificando que a Lua é iluminada por esse astro e que sua circunferência é, dada sua distância de nosso planeta, suficiente para produzir ou projetar uma sombra ou penumbra da luz solar por alguns instantes e em determinados momentos que podem ser previstos com exatidão e com antecedência, Tales, de certa forma, provou que suas especulações, teorias, e suas expressões tinham uma aplicação prática. Dando ai mais uma demonstração de certa utilidade das suas teorias físicas e mostrando que suas explicações do fenômenos naturais poderiam dar alguma vantagem. O episódio conhecido e lendário da locação das prensas de azeite na entressafra de um período muito improdutivo, também é considerada uma prova desta competência natural, pois lhe permitiu acumular razoável riqueza.

Os astrônomos modernos recalcularam mais tarde que esse eclipse se apresentou de fato em 28 de Maio do ano de 585 a.C (numa efeméride astronômica recomendo a consulta à data de 22 de maio de 584 a. C. grego). Assim, fica confirmada a indicação mencionada por Heródoto. Se parte desta legenda estiver correta, Tales era jovem e seu Eclipse ou sua Acmé (clímax, ápice, revelação e nascimento para a fama e a glória) aconteceu quando ele tinha apenas entre 38 ou 39 anos e provavelmente foi a partir disto por hipótese que passou efetivamente a ser tomado como um grande sábio.

Ele é, então, o primeiro filósofo grego e estamos aqui, vale deixar claro, deixando de fora os pensadores hindus, árabes, egípcios, chineses e de outros povos, para considerar apenas como filósofos os gregos e aqueles que iniciaram tentando construir explicações sobre a totalidade dos Fenômenos Naturais. Posto que ele nasceu aproximadamente em 623-624 a.C. e faleceu em 546-548 a.C. Na época em que ele viveu teve grande fama em virtude de suas descobertas, teoremas e concepções.

Era conhecido também como Físico, visto que a physis era a designação do que hoje conhecemos como natureza e que seu conhecimento acerca da natureza das coisas, do mundo, da vida e dos homens o tornaram muito notável. A sua grande descendência e influencia intelectual para além da escola de Mileto (Anaximandro e Anaximenes) indo até Pitágoras e, de certa forma, chegando até nós hoje é grandiosa, pois ainda que não se preservaram suas concepções e que algumas das suas explicações e analogias para explicar os fenômenos tenham sido abandonadas, se preservaram as questões, teoremas e muitos conceitos que ele esboçou e provavelmente compreendia, ainda que não houvessem muitos registros e que não tenha deixado obra alguma, dando testemunho disto, estavam subentendidos em suas teorias um certo tratamento e forma de conhecimento da natureza que segue até os dias atuais. Este nome de físicos durou até Pitágoras criar o epiteto de Filósofo batizando com outro nome os especuladores e cientistas naturais da physis que não baseavam mais suas teorias nos deuses, mas sim em conceitos e em teorias matemáticas e também geométricas sobre tudo que há. Mas é bom lembrar disso para comemorar, para provocar e para atiçar a curiosidade dos meus alunos e alunas, dos jovens, dos amigos e dos colegas.

Vida longa à Filosofia!!! 2600 anos criando teorias, demonstrando teorias e refutando ideias e teorias que a gente não entende rapidamente para explicar aquilo que nos fascina e nos provoca neste mundo, com estas coisas e estes seres.


Esta vai para os meus alunos dos Primeiros Anos, que encararam os pré-socráticos, da 1M2 e 1M3, e especial para o Bruno Boeira que gosta destas curiosidades também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário