Powered By Blogger

terça-feira, 28 de abril de 2015

SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Sou contra a redução da maioridade penal, porque, usando certos termos, alguns pais criam seus filhos sem piedade e sem responsabilidade com os inocentes, sendo permissivos e não assumindo plenamente a responsabilidade pela educação deles. Deveríamos conversar bem mais sobre a responsabilidades maternas e paternas em nossa sociedade e não avançar o sinal decretando a sua falência e punindo mais precocemente os jovens.  

Vejo em minha experiência e acompanhamento dos jovens, que 100% dos alunos e alunas com problemas, dos jovens infratores e dos delinquentes juvenis tem atrás de si uma estrutura familiar com problemas e um pai e uma mãe que não sabem muitas vezes por onde e que também não aceita sugestões sobre como educar seus filhos. 

Trabalho como educador com muitas experiências de contato com alunos problema e suas famílias a quase 20 anos e não sei mesmo o que pensam os demais colegas e se por um acaso já se ocuparam com mais vagar no atendimento a estas questões, o que considero que é bem diferente de observar o noticiário e se afetar por ocorrências, mas em minha experiência precisamos educar melhor nos aproximando mais das famílias, trazendo eles para a escola e para a educação, sendo apoiadores dos país e auxiliar os pais a mudarem a sua relação com a educação dos seus filhos, desenvolvendo neles responsabilidade e respeito às leis e  à autoridade, mas isso só será possível com governos também mais responsáveis e com respeito aos educadores. 

O que falta mesmo? É só se informar e pensar mais....antes de formar uma opinião e um juízo a partir de sentimentos. E não tenho a menor dúvida que jogar jovens infratores no sistema prisional e no convívio com os mais velhos nas  cadeias do Brasil, não vai mesmo reduzir a criminalidade. Na minha opinião a redução da maioridade penal vai aumentar a criminalidade. A solução mais punitiva que não produz discernimento entre o jovem e o adulto só piora a nossa já grave situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário