Powered By Blogger

domingo, 12 de abril de 2015

RBS REVELA UM ESCÂNDALO E OCULTA A SI MESMA: A CAIXA-PRETA DO JORNALISMO BRASILEIRO

Peguei a Zero Hora na mão ontem e tive uma espécie de epifânia a respeito do que está acontececendo de fato no Brasil hoje. E digo que ando sonhando com minha amada universidade ultimamente. Dá para acreditar?

Ao ver na capa o nome UNIVERSIDADES e “Reportagem produzida em conjunto por cinco jornais brasileiros investiga contratos obscuros e outras irregularidades envolvendo universidades públicas de cinco estados.” Notícias 13 a 21.

E na página 4 do mesmo Jornal vejo o editorial: A CAIXA-PRETA DAS UNIVERSIDADES. E fiquei bem impressionado, pois fazia tempo que este tipo de discurso não aprecia na imprensa bege brasileira.

Eu lembro do discurso das universidades sucateadas, das universidades sem recursos, das universidades só para os ricos, da rebeldia nas universidades e etc. 

Não vou entrar no mérito da matéria, se é permitido ou não ser sócio ou partícipe de empresa por conta da D.E., porém, que é suspeita a mesma empresa de professores prestar serviço para a universidade, isso é.

O problema disso consiste em participar de uma instituição como contratado nomeado em regime exclusivo e, ao mesmo tempo, ter um segundo contrato fortuito de prestação de serviço com ela cuja finalidade sendo a empresa o que é, é ao fim e ao cabo lucrativa.

Mas preciso dizer que a matéria esta na capa e tem toda esta conexão nacional porque é oportunista a mais não poder, pois se coloca no debate como uma cortina de fumaça do SWISSLEAKS ou Suiçalão e, também, do grande Escândalo de Sonegação de Impostos das Grandes Empresas no CARF da Receita Federal. E entre elas a RBS.

É só neste quadro, apesar da sua concepção e de ter virado pauta já no ano passado, que uma matéria diversionista como esta se apresenta para tirar o foco e a atenção do que é milhares de vezes bem mais grave, criminoso e muito mais lesivo ao nosso país.

E eu tinha quase me esquecido da cereja no bolo que se resume a dizer - com esta grande matéria - que a corrupção é pública de novo!

O propósito da matéria é aliviar de novo as costas da iniciativa privada e jogar toda a "culpa" no serviço público de novo.

O Raul Pont tem dito uma frase bem interessante sobre isto: que qualquer grande empresário poderia denunciar à polícia ou ao presidente ou presidenta a tentativa de achaque de um funcionário de segundo ou terceiro escalão da Petrobras, mas porque não fazem?

Quem é mesmo o corruptor, quem tira de fato grande vantagem material com a corrupção?

Por fim, é claro, que a matéria é bem vinda em qualquer tempo, que as irregularidades devem ser apuradas e corrigidas e que os prejuízos públicos merecem reparos, porém não dá mais para esconder ou vir a calhar no encobrimento de um gigantesco escândalo de corrupção no jornalismo brasileiro.

Então, todo este “material de enorme valor” poderia nos levar a perguntar moto contínuo pela CAIXA-PRETA DO JORNALISMO BRASILEIRO?

Mas existe jornalismo independente neste país para encarar esta pauta?


Minha homenagem tardia aos Jornalistas e meus amigos....     

Nenhum comentário:

Postar um comentário