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quarta-feira, 1 de abril de 2015

PLANO DE ESTUDOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS: OLINDO 2015



PLANO DE ESTUDOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO OLINDO FLORES DA SILVA

SÃO LEOPOLDO – RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

2015

PROFESSORES: 

ADRIANO OLIVEIRA
DANIEL ADAMS BOEIRA (COORDENADOR E REDATOR)
DORAMI GALEAZZI
MARCIO VASCLAKOSWKI
RICARDO FERNANDES DA LUZ
PAULO ADÍLIO PRESTES FERREIRA

EX-PROFESSORES DA ESCOLA
QUE TAMBÉM COLABORARAM COM A CONSTRUÇÃO DESTE PLANO:

MÁRCIA ESPERAFICO MITTMANN (2004-2013)
MARCELO BINOT (2014)

SÃO LEOPOLDO, MARÇO DE 2015


CONSIDERAÇÃO PRELIMINAR

Geralmente as ciências humanas são entendidas como as disciplinas que tratam dos aspectos do homem, que tem o homem e suas criações como objeto de estudo e conhecimento. Ora, este homem do qual falamos tem uma relação com a natureza e com os demais seres humanos  que é clivada por atividades como o trabalho e a cultura que o acompanham desde os primórdios de sua existência significativa. Inclui-se ai, portanto, tanto conhecimento do homem  como indivíduo quanto como ser social que sobre a natureza – o mundo – sobrevive, subsiste produz sua existência material e espiritual. Desta relação do homem com o mundo, com os demais seres humanos e consigo mesmo se geraram diversos saberes, conhecimentos, ciências, técnicas e tecnologias.

No presente Plano de Estudos as Ciências Humanas são, conforme a legislação vigente, resumidas e condensadas em uma área comum de quatro disciplinas, a saber, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA. Este resumo, entretanto, não dispensa uma caracterização preliminar da sua ampla relação como corpo de conhecimentos, saberes, discursos e fazeres com as demais áreas e disciplinas da escola.

Sendo uma área com esta ampIiada abrangência que vai do individuo até suas relações e os meios que ele dispõe ou cria para estabelecer estas relações de sobrevivência, produção, práticas, significação e pensamentos com os demais seres humanos, ela se relaciona com todas as demais disciplinas ou conhecimentos criados pelo homem, assim é necessário então definir seu propósito de uma forma também mais geral que é desvendar, revelar, compreender e explicar as complexas ligações, criações e relações que definem a própria humanidade.

Este escopo nos faz incluir entre as ciências humanas muitas disciplinas e conhecimentos muito diversos, tais como a antropologia, etnologia, filosofia, história, arqueologia, sociologia, ciência política, linguística, psicologia, psicanálise, pedagogia , economia, contabilidade, administração, relações internacionais, geografia e o direito. Mas também nos fazem relacioná-las e articulá-las aos demais conhecimentos e saberes naturais e exatos da humanidade.

Em alguns casos o conceito de ciências humanas é estendido para compreender também com ele as artes e acaba e este grande campo de saberes e fazeres acaba por ser chamado de Humanidades. Aqui, no presente caso, estamos definindo ciências humanas no escopo da divisão das disciplinas escolares em quatro áreas ficando as artes incluídas com as ciências da linguagem ( literatura e línguas) e a educação física com uma área que as engloba especificamente. 

As Ciências Humanas se ocupam, então, da humanidade e dos seres humanos em recorte mais específico, mas não desligado das demais ciências e saberes. Elas englobam, portanto, o pensamento e a produção de conhecimento sobre a condição humana a partir de discursos específicos e de dimensões específicas de sua ação, produção, pensamento e criação nas disciplinas escolares mais tradicionais na educação brasileira de História e Geografia e as duas outras disciplinas incluídas no currículo escolar obrigatório de Filosofia e Sociologia em lei de 2007 e que estavam fora do currículo  escolar do ensino médio brasileiro desde a reforma do ensino de 1971.

E aqui se apresenta também um plano de área cujo currículo deve ser integrado e integrador. O currículo integrado em torno do eixo trabalho-ciência-tecnologia-cultura deve ser capaz de atribuir novos sentidos à escola, dinamizar as experiências oferecidas aos alunos, re-significar os saberes e experiências. Desse modo, cada disciplina, cada experiência curricular, se pergunta em que medida está articulada a esse eixo integrador.

OBJETIVOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

Traçaremos aqui os objetivos das ciências humanas a partir das Competências Gerais e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como de suas Diretrizes e Orientações Curriculares Complementares, com pequenos acréscimos e inclusões á título de explicitação do processo coordenado, participativo  e colaborativo de debate, reflexão e elaboração coletiva e permanente dos educadores de nossa área de atuação. Deixaremos para outro momento o processo de articulação maior entre eixos temáticos e conceitos próprios ou compartilhados das disciplinas, da área e das demais áreas de conhecimento.

No que toca aos conteúdos e à compatibilização com a Resolução N°2, de 30 de janeiro de 2012, do Conselho Nacional de Educação, bem como, a nossa explicitação metodológica, optamos por topicalizar as diretrizes curriculares e incluí-las com índices junto a cada item na tabela dos conteúdos. Optamos por fazer um quadro que organize com conteúdos mínimos as disciplinas ao longo dos três anos letivos, três trimestres letivos e em cada trimestre optamos por definir três conteúdos mínimos de modo a reduzir, priorizar e explicitar em forma de síntese trimestral também os conteúdos trabalhados e, também, com uma síntese anual dos conteúdos trabalhados. Optamos de forma organizativa por usar a história e seus períodos como fio condutor na construção do conhecimento, tentando evitar a fragmentação e a incomunicabilidade entre os conteúdos e objetivos das disciplinas. Entendemos, por fim, que o que segue explicitando as competências, os objetivos, os conteúdos e os tópicos e diretrizes curriculares facilitará o trabalho de organização na área iniciado no ano passado e que neste ano já rendeu seus frutos com uma mais intensa articulação entre as disciplinas de história, sociologia e filosofia e que restará, com efeito, trabalhar melhor coletivamente as competências, os conteúdos, conceitos e objetivos de geografia também.

Do ponto de vista de cada uma das disciplinas a História manteve sua abordagem na linha do tempo com incrementos na relação com filosofia e sociologia; a filosofia concretiza o plano de história da filosofia, com os principais filósofos e ideias dos períodos e temáticas próprias com aplicação ao tempo atual; a sociologia divide e consolida o ensino dos principais teóricos e a aplicação dos seus conhecimentos a realidade social brasileira e global, avançando sobre teorias mais contemporâneas e sobre o tema geral da mudança social; e, enfim, a geografia que é lecionada somente nos primeiros e segundos anos tem agora alimentado as demais disciplinas com temáticas que articulam a compreensão física e natural com os conteúdos humanos, as técnicas e tecnologias e suas aplicações e consequências no mundo da vida e a relação com as demais ciências naturais e exatas na compreensão e interpretação da natureza, da sociedade e do homem de forma histórica e  contextualizada.

Há, enfim, um consenso local sobre a importância das seguintes questões que tem sido debatidas na área e que apresentamos a seguir: Possibilitar que o estudante a compreensão da sociedade em que vive como fruto da ação humana, que se faz e refaz num processo dotado de historicidade.

• Permitir ao estudante compreender o espaço ocupado pela sociedade enquanto espaço construído e modificado a partir de suas interferências, entendendo-se também como produto dessas relações.

• Proporcionar experiências para que o estudante compreenda os processos de socialização e coletividade, conscientizando-se dos diferentes espaços, de interação social refletindo sobre as individualidades e diversidades culturais e individuais neles presentes.

• Possibilitar que o estudante reflita e problematize as mudanças advindas das tecnologias no desenvolvimento e na estruturação da sociedade.

• Propiciar ao estudante o desenvolvimento da consciência crítica sobre conhecimento, informação e opinião, uma busca da razão e da compreensão da realidade sócio histórica, cultural e política.        
         
A – DESENVOLVER COMPETÊNCIAS GERAIS NOS ALUNOS E ALUNAS

Os três campos analíticos e operacionais de competências gerais a serem desenvolvidas:

• representação e comunicação;
• investigação e compreensão;
• contextualização sociocultural

Doravante este terceto será usado para discriminar, diferenciar e modalizar os diversos objetivos das disciplinas em negrito no texto.

Cabe destacar que este terceto de competências está intimamente relacionado de forma conceitual e analítica aos eixos cognitivos do ENEM. O que ficará consubstanciado e explícito também nos Objetivos da área e das disciplinas. Vejamos abaixo:

EIXO 1 – Dominar Linguagens – Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.

EIXO 2 – Compreender fenômenos – Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

EIXO 3 – Entender situações-problema – Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problemas.

EIXO 4 – Construir Argumentações – Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

EIXO 5 - Elaborar propostas éticas – Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

B – DESDOBRAMENTO DAS COMPETÊNCIAS EM OBJETIVOS GERAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS

Nesta área, que engloba também a Filosofia, deve-se desenvolver a tradução do conhecimento das Ciências Humanas em consciências críticas e criativas, capazes de gerar respostas adequadas a problemas atuais e a situações novas. Dentre estes, destacam-se a extensão da cidadania, que implica o conhecimento, o uso e a produção histórica dos direitos e deveres do cidadão e o desenvolvimento da consciência cívica e social, que implica a consideração do outro em cada decisão e atitude de natureza pública ou particular.  A aprendizagem nesta área deve desenvolver competências e habilidades para que o aluno entenda a sociedade em que vive como uma construção humana, que se reconstrói constantemente ao longo de gerações, num processo contínuo e dotado de historicidade; para que compreenda o espaço ocupado pelo homem, enquanto espaço construído e consumido;  para que compreenda os processos de sociabilidade humana em âmbito coletivo, definindo  espaços públicos e refletindo-se no âmbito da constituição das individualidades; para que construa a si próprio como um agente social que intervém na sociedade; para que avalie o  sentido dos processos sociais que orientam o constante fluxo social, bem como o sentido de sua intervenção nesse processo; para que avalie o impacto das tecnologias no  desenvolvimento e na estruturação das sociedades; e para que se aproprie das tecnologias  produzidas ou utilizadas pelos conhecimentos da área.

1. Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

2. Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação e transformação de espaços físicos e geográficos como produto das relações humanas, da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos e também como produto das relações sócioeconômicas e culturais de poder.

3. Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos, atores sociais e movimentos sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.

4. Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, em suas dimensões do social, político, econômico, cultural e religioso.

5. Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

6. Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

7. Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

8. Aplicar as tecnologias das Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

RESUMO: As disciplinas que compõem esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de compreender os elementos culturais que constituem as identidades; compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações sócioeconômicas e culturais de poder; compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais; entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social; utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade; compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

COMENTÁRIO:

•     Na área das CIÊNCIAS HUMANAS, (...) destacam-se as competências relacionadas à apropriação dos conhecimentos dessas ciências com suas particularidades metodológicas, nas quais o exercício da indução é indispensável. Pela constituição dos significados de seus objetos e métodos, o ensino das Ciências Humanas e Sociais deverá desenvolver a compreensão do significado da identidade, da sociedade e da cultura, que configuram os campos de conhecimentos de História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Direito, entre outros. Nesta área incluir-se-ão também os estudos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania, para cumprimento do que manda a letra da lei. No entanto, é indispensável lembrar que o espírito da LDB é muito mais generoso com a constituição da cidadania e não a confina a nenhuma disciplina específica, como poderia dar a entender uma interpretação literal da recomendação do inciso III do Parágrafo primeiro do Artigo 36. Neste sentido, todos os conteúdos curriculares desta área, embora não exclusivamente dela, deverão contribuir para a constituição da identidade dos alunos e para o desenvolvimento de um protagonismo social solidário, responsável e pautado na igualdade  política.

C – DESDOBRAMENTO DAS COMPETÊNCIAS NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS

1 – OBJETIVOS FILOSOFIA:

1 • Objetivos de representação e comunicação:

•     Ler textos filosóficos de modo significativo;

•     Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros;

•     Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;

•     Debater, tomando uma posição, defendendo-a com argumentos e mudando de posição face a apresentação de argumentos mais consistentes.

2 • Objetivos de investigação e compreensão:

•     Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais.

3 • Objetivos de contextualização sociocultural:

•     Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.

2 – OBJETIVOS DE GEOGRAFIA

1 • Objetivos de representação e comunicação:

•     Ler, analisar e interpretar os códigos específicos de Geografia (mapas, gráficos, tabelas etc.) considerando-os como elementos de representação de fatos e fenômenos espaciais ou espacializados.

•     •Reconhecer e aplicar o uso das escalas cartográficas e geográficas como formas de organizar e conhecer a localização, a distribuição e a frequência dos fenômenos naturais e humanos.

2 • Objetivos de investigação e compreensão:

•     Reconhecer os fenômenos espaciais a partir da seleção, comparação e interpretação, identificando as singularidade ou generalidades de cada lugar, paisagem e território.

•     Selecionar e elaborar esquemas de investigação que desenvolvam a observação dos processos de formação e transformação dos territórios, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de técnicas e tecnologias e o estabelecimento de redes sociais;

•     Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta, tendo em vista o conhecimento de sua dinâmica e a mundialização (ou globalização) dos fenômenos culturais, econômicos, tecnológicos e políticos que incidem sobre a natureza, nas diferentes escalas – local, regional, nacional e global.

3 • Objetivos de contextualização sociocultural:

•     Reconhecer na aparência das formas visíveis e concretas do espaço geográfico atual a sua essência, ou seja, os processos históricos constituídos de diferentes tempos e os processos contemporâneos, conjunto de práticas dos diferentes agentes, que resultam em profundas mudanças na organização e no conteúdo do espaço.

•     Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da Geografia.

•     Identificar e analisar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas do seu “lugar no mundo”, comparando, analisando e sintetizando a densidade das relações e transformações que tornaram a realidade concreta e vivida.

RESUMO:

• leitura e interpretação dos documentos cartográficos (mapas, gráficos, tabelas), assim como sua elaboração;

• identificação e interpretação das estruturas constituintes do espaço geográfico em suas unidades diversas;

• reconhecimento e identificação dos elementos constitutivos do espaço geográfico, incluindo a avaliação de sua incorporação ao processo de produção/apropriação do espaço geográfico;

• avaliação de seus impactos, tanto numa perspectiva histórica quanto em relação ao momento presente.

3- OBJETIVOS DE HISTÓRIA

1 • Objetivos de representação e comunicação:

•     Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção.

•     Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir de categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.

2 • Objetivos de investigação e compreensão:

•     Relativizar as diversas concepções de tempo e as diversas formas de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-as como construções culturais e históricas.

•     Estabelecer relações entre continuidade/permanência, descontinuidade e impermanência, ruptura/transformação e alteração/adaptação nos processos históricos.

•     Construir a identidade pessoal, coletiva e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo em seus vínculos de pertencimento e identificação nos grupos sociais, nos processos históricos, simultaneamente, como sujeito e como produto dos mesmos.

•     Atuar sobre os processos de construção da memória social, partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente instituídos.

3 • Objetivos de contextualização sociocultural:

•     Situar as diversas produções da cultura – as diversas linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação.

•     Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.

•     Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.

•     Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.

4 – OBJETIVOS DE SOCIOLOGIA

1 • Objetivos de representação e comunicação:

•     Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.

•     Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

2 • Objetivos de investigação e compreensão:

• Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.

• Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.

• Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

3 • Objetivos de contextualização sociocultural:

• Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.

• Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.

TÓPICOS DA RESOLUÇÃO 02/2012 COMO DIRETRIZES DE ENSINO

A-   Tratamento metodológico que evidencie a contextualização e a interdisciplinaridade;

B-    Interação e articulação com entre diferentes campos de saberes específicos;

C-    Fortalecimento das relações entre os saberes;

D-   Intervenção na Realidade;

E-    Planejamento e execução conjugados e cooperativos dos professores;

F-    O conhecimento do mundo físico e natural – em Filosofia Antiga e Moderna e em Geografia Física ;

G-   Conhecimento da realidade social e política especialmente do Brasil - ênfase em Geografia, História e Sociologia com estudo do Pensamento Nacional em Filosofia;

H-   Ensino de História do Brasil – em História, Filosofia, Sociologia e Geografia em todos os anos letivos;

I-     Estudo de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena em todo o currículo;

J-     Filosofia e Sociologia em todos os anos do curso;

K-    Compreensão do processo de envelhecimento e compreensão do respeito e da valorização do idoso de modo a eliminar  o preconceito e produzir conhecimento sobre a matéria – este tema entra especialmente em Sociologia e em Filosofia;

L-    Inclusão da Educação ambiental no currículo – ênfases em Filosofia e Geografia em todos os anos;

M-  Inclusão da Educação para o Trânsito no currículo – tema a ser tratado em Filosofia pela via da busca de um bem e da condução para isso como forma de vida, em Sociologia, via estudo de relações sociais, regras comuns de convivência e convívio e em Geografia, via exame da importância dos deslocamentos e da segurança desde a abordagem das migrações até a globalização;

N-   Inclusão da Educação para os direitos humanos e Cidadania – Filosofia, História e Sociologia em todos os anos.

SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA -  

No caso de alunos com Necessidades Educativas Especiais será necessário adaptar os conteúdos, os objetivos e mudar a temporalidade, para que ocorra parte da aprendizagem e participação no trabalho do grupo em que ele estiver inserido.

    O foco principal desse trabalho será respeitar as emoções e sentimentos desse aluno e descobrir algumas habilidades e desenvolvê-las. Com isso, a identidade se estabelecerá a partir do desenvolvimento de habilidades básicas, à consciência de si mesmo, da sua independência e do relacionamento interpessoal, dentre outras habilidades adaptativas.

    Quanto à avaliação, de acordo com cada caso, será realizada através de parecer descritivo ou conceitual, considerando-se os objetivos, os conteúdos e os critérios da mesma para responder às necessidades de cada aluno segundo seu laudo ou a descrição de sua necessidade específica com a necessidade de Plano de Estudo Adaptado para cada caso.        

BIBLIOGRAFIA

OBRAS DE REFERÊNCIA PROGRAMÁTICA

Enem: Documento Básico. Brasília: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, 2000.

Ciências  Humanas e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002 (PCN/Ensino Médio + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais)

Ciências  Humanas e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2008 (Orientações Curriculares para o Ensino Médio; vol. 3)   

EIXOS COGNITIVOS DO ENEM -VERSÃO PRELIMINAR – SEM REVISÃO. Brasília: Ministério da Educação/INEP, 2007.

Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno II: Ciências Humanas. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica; [autores: Alexandro Dantas Trindade...et al.] Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. 

Lições  do Rio Grande: Caderno do Professor. Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Ensino fundamental e Médio.  Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico, 2009, vol. 5. 

Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Médio e Técnico, 1999.

OBRAS DE REFERÊNCIA TEMÁTICA

Dicionário de Sociologia. / Allan Johnson. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

Filosofia: ensino médio / Coordenação, Gabriele Cornelli,  Marcelo Carvalho e Márcio Danelon . - Brasília :  Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.  212 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 14)

GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2009.
Geografia : ensino fundamental / Coordenação, Marísia Margarida  Santiago Buitoni . - Brasília : Ministério da Educação,  Secretaria de Educação Básica, 2010.  252 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 22)

História : ensino fundamental / Coordenação Margarida Maria  Dias de Oliveira . - Brasília : Ministério da Educação,  Secretaria de Educação Básica, 2010.  212 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 21)

LEVY, Pierre, As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MARCONDES FILHO, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 4. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2000.

PEREIRA, Lúcia Regina Brito. A África está em nós: história e cultura afro-brasileira : Africanidades Sul-Rio-Grandenses. João Pessoa: Editora Grafset, 2012.

Sociologia : ensino médio / Coordenação Amaury César Moraes. -  Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.  304 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 15)

DIDÁTICOS

ALMEIDA, Lucia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da Globalização.  2ª Edição. São Paulo: Ática, 2013.

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos da Filosofia. 2ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. 

PELLEGRINI, Marco Cesar; DIAS, Adriane Machado e GRIMBERG, Keila. Novo Olhar História. 2ª Edição. Vols. 1, 2 e 3. São Paulo: FTD, 2013.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. 3ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

Obs.: As planilhas de conteúdos serão postadas aqui posteriormente.

A bibliografia aqui apresentada está incompleta. 

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