Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PIERRE BORDIEU: A DUREZA E A FORÇA DE UM COLONO NO DOMÍNIO TEÓRICO

Sociologia de primeira linha na minha opinião.Talvez um dos intelectuais mais duros e rigorosos no trato de temas políticos, culturais e sociais. Eu me impressiono sempre quando leio algo dele. E creio que muita coisa que ele escreveu ainda poderá ter muitos efeitos na compreensão, interpretação e crítica do quadro atual, apesar dele já ter desaparecido deste mundo em 2002 deixou vasta obra e diversas incursões em temas que tocam na nossa realidade social e sua visão do simbólico como elemento de dominação e encobrimento da dominação me deixa muito impressionado por carregar em si uma crítica da submissão e da culturação dominante, bem como da reprodução da dominação nos processos escolares. E a escola mesmo a escola democrática precisa sim de crítica senão vira somente um sistema ou elemento a mais no sistema de acomodação e de construção de uma hierarquia social cada vez mais injusta e sem nenhuma auto-refrlexão. E faz também uma crítica muito precisa de um discurso do saber acadêmico que deve sofrer bem mais resistência daqueles que procuram de fato a verdade. Eu me impressionei tanto com ele na primeira leitura de "A Reprodução:elementos para uma teoria do sistema de ensino" e com Passeron também, com a sua análise da violência simbólica, que fiquei muito tempo pensando mesmo se deveria ser professor de fato e principalmente em que tipo de professor, autoridade e pessoa eu deveria ser em minha carreira. Lendo um breve resumo da biografia dele me dou por conta do significado e da dureza que um filho de colono tem com as idéias e dos cortes e aragens impiedosas das críticas inclementes dele no campo de pesquisa da educação. E creio que isso só foi possível por sua formação de classe e consciência de classe. Recomendo, principalmente para quem queira parar de ficar achando muita coisa e pense rigorosamente sobre sua própria ideologia e prática educacional e vivencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário