Powered By Blogger

domingo, 19 de abril de 2015

COMO UM BLOG CHAMADO TIJOLAÇO FAZ UMA ANÁLISE E UMA DIALÉTICA TÃO FINA?

E FHC abandonou o golpe de fato com texto neste domingo na Folha de São Paulo. E parece que resgatou a sua sensatez democrática e institucional e dissipou seus negros vapores da bile, ou é somente aquele abraço de urso? Porém eu reconheço a posição dele como importante no atual quadro, mas também penso que muitas vezes ele é insensato também.
Neste caso ele é ou parece prudente, ainda que tenha de outras formas e com outras posições estimulado este quadro de crise. Imagino até que é um recuo da parte dele, só não posso ler suas razões atuais e conjunturais porque também esgotei minha cota na Folha de SP. Aliás, me parece a olhos vistos que a folha está se centralizando e também recuperando certa sensatez ultimamente com seu editorial que aponta a tremenda impunidade na justiça brasileira em relação a corrupção do PSDB.  Será só impressão minha isso?

Muito precisa esta análise do TIJOLAÇO que é compartilhada já por muitas pessoas e amigos. Pois aponta a vacinada do Cunha no tema do Arranjo Fiscal das Contas Federais e a recusa de submeter Dilma a um Impeachment.  O recuo de FHC, então, me parece tático também, porém o problema real deles é que até chegar lá na agenda de 2018, nenhum deles tem no horizonte alguma forma de constituir um bloco político sólido e estável para governar, por condições econômicas adversas, mas também porque todos os escândalos juntos estão erodindo muitos outros patrimônios políticos além do PT que é agora o mais afetado, mas que parece poder se recuperar com certos movimentos como a reação desta semana à terceirização e a resposta do diretório nacional sobre financiamento empresarial de campanhas.

A dialética sutil e o tempo muito diferente das respostas me deixam intrigado nos tempos atuais o que envolve os impactos via mídia e redes sociais também. E aquilo que o TIJOLAÇO aponta como sensibilidade democrática e política dos brasileiros é somente uma espécie de armação que esconde ao fundo certas forças vivas da sociedade que ainda tem seu poder de manifestação, reação e protagonismo, apesar de não possuírem a forte representação no congresso que desejariam ter e que poderiam ter.


Claro que a pergunta deste post é somente uma isca retórica ao pensamento dos nossos leitores, porque o que embasa a análise é somente informação e equilíbrio de análise das forças que se colocam em movimento quando a agenda e o debate realmente esquenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário