Powered By Blogger

domingo, 22 de março de 2015

QUAL O PROBLEMA DOS PROTESTOS?

QUAL O PROBLEMA DOS PROTESTOS?

As duas opções de passo destes protestos não me convencem: nem sangrar o governo e nem a volta à ditadura...são duas coisas que não resolvem os problemas políticos, econômicos e de corrupção que são associados e de fato satisfazem apenas aqueles que perderam a eleição...ou seja, o absolutismo moral - acabe com o governo - e a moral seletiva que o conduz são muito contraditórias. Isso deveria nos levar a discutir melhor a política econômica e a reforma política e não explodir tudo achando que vai vir alguém com solução mágica - de cima mais uma vez - e resolver. Basta olhar para a linha sucessória para ver no que isso pode acabar: vão simplesmente abafar os processos graves que geraram os protestos e fazer de conta que nada mais acontece. E tudo voltará a ser como era dantes no quartel de Abrantes. Uma crise política e econômica combinada não é ruim só para o governo, é muito ruim para o povo. A parte boa disto é que agora muita gente vai se obrigar a pensar mais seriamente nisso tudo e determinar medidas coerentes com isso o que não envolve só o governo não, nem somente o federal.

E é preciso mesmo ultrapassar as aparências e pensar nas causas e também pensar nas matrizes e emuladoras destes dois tipos de sentimentos e propósitos que representam um atraso ao país e determinar medidas coerentes com isso o que não envolve só o governo não, nem somente o federal e que não envolvem só um partido também. A turma do quanto pior melhor é irresponsável mesmo e a turma do retorno a ditadura é somente e simplesmente perversa.


Este é um processo que me parece historicamente pendular com ciclos decenais 1945 – 1954 – 1964 - 1974 - 1984 - 1994 - 2005 - 2015, com elementos de crise e conflitos que sempre estiveram presentes na história do país, mas eu penso que vai surgir algo novo disto desta vez, para romper com a dicotomia esperança e desesperança, tragédia e crise ...porque a manifestação não responde e nem apresenta uma solução razoável o que repete o modelo de 1964, ela apenas aponta ao problema com muita dificuldade mesmo de compreendê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário