Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

UM BENTO SOBRE A FILOSOFIA NO BRASIL

- Ando, por um daqueles acasos de livraria e minha palpitante e incontrolável curiosidade, estudando a obra e os textos de Bento Prado Junior e tenho ficado a cada dia mais alegre ao fazer isto. Com toda minha admiração por outros filósofos brasileiros que tenho em altíssima conta como Bornheim, Brum Torres, Balthazar agora se soma o Bento e que alegria nisso, com a tristeza de não poder mais assistir suas aulas ou exposições, debates ou provocações ao vivo. E imagino um grande teatro se ensaiando no encontro entre estes quatro. Em cada ensaio dele que leio, datado e tematizado encontro um grande diálogo também com meus outros mestres suas lições e diabruras e sorrio por dentro contemplando como um velho jogador de botões as posições na mesa, a pelota e o quadro inteiro. E como se desenha melhor para mim a história da filosofia brasileira dos anos 50 para cá com a posição ao mesmo tempo extrema e central dele no tabuleiro seus movimentos e me parece um gerador quase inacreditável do que o Paulo Eduardo Arantes chamou de um estilo. Não me é tão distante contemplar uma imagem e um certo desenho e perceber que só nos seus ensaios já se vislumbra isso. Quero ver ao longo do ano quando tomar em mãos suas obras sobre Bergson e Rousseau. Deixo aqui então esta dica....que é somente uma pequena e profunda distração muito orientadora e clarificadora para aqueles que se formaram na geração dos anos 80 e 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário