Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O FIM DO PENSAMENTO

Ontem ao ler esta notícia: (Monge mumificado há 200 anos não esta morto defendem budistas), fiquei pensando muito sobre diversas direções a partir dela. Minha primeira reação foi de estupefação com o fato de alguém meditar e prosseguir meditando até chegar nisto ou neste ponto. Sob a forma auto-irônica vou adotar medidas mais cautelosas em minhas meditações e reflexões, para não chegar a este ponto. Depois segui diversas direções de raciocínio a partir deste monumento do pensamento e do budismo. Me lembrei que, na verdade, ou melhor segundo minha forma de entender algumas formas da meditação budista, elas procuram atingir justamente um ponto em que o eu mental desaparece e que nos libertamos de todo e qualquer sofrimento, do ego, do corpo e ou/da nossa mente. Então, acabei pensando que a questão não era saber mesmo se o Monge estava vivo ou não, se havia um milagre ali ou ele era apenas mais uma curiosidade que o mundo ultra conectado, super comunicado e também carregado de baboseiras propicia, mas sim em como compreender este caminho do pensamento e como ele chega tão longe? Além disso, pensei no significado histórico e na máxima dimensão desta notícia, dos fatos em torno dela e de que este corpo deste monge perseverou assim até nós por 200 anos. E agora pela manhã acabei pensando também no fato de que justamente a ausência de pensamento acompanha todas as doutrinas totalitárias, doutrinas de um "absoluto" que negam o ser, o pensamento e a reflexão e que são incapazes de sentir alguma forma de compaixão para com o outro, alguma forma de empatia com o outro, alguma forma de tolerância e generosidade no trato da diferença. E este monge acabou por me levar a crer que o fim do seu pensamento e sua vida não foi em vão mesmo, pois me mostrou que o fim do pensamento pode ser mesmo o fim de todas as coisas e que saber disso pode nos alegrar, porque enquanto houver vida, pensamento e uma mensagem, a humanidade inteira encontrará uma saída....e esta foi para mim a mensagem que a sua busca nos legou...e, neste sentido, ele é sim imortal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário