Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CULTURA NÃO É SÓ CARNAVAL, MAS CARNAVAL É UMA BAITA CULTURA!!!!

Pretendo falar - talvez em desmedida amigos - aqui em nome de muitos agentes culturais e ativistas que conheço e que respeito muito e que sabem que não se resume cultura á carnaval e SL-FEST, mas que nem por isso negam a importância destes eventos. E falo também, em defesa de muitos que conheço e que trabalham desde a infância no carnaval, amam o carnaval e vivem o carnaval o ano inteiro como meus amigos Roberto Pinheiro, Dú, Paula Lau e Tininha e muitos outros.

Eu não tenho nenhuma dúvida sobre o conceito e o fato de que cultura é muito mais do que carnaval, mas eu creio ser muito educativo e informativo que a gente perceba que com certeza uma das formas de cultura mais populares e coletivas que existem é justamente a cultura do carnaval que organiza famílias, comunidades e muitas pessoas em nossa sociedade criando laços, atividades e trabalho de diferentes formas lúdicas, criativas. estéticas e etc. No carnaval temos uma grande composição e ele chega muito próximo da arte total tão admirada por Wagner e outros. Reúne todos os tipos de linguagens estéticas. Som, música, teatro, dança, pintura, moda, indo até diversas artes práticas na montagem de adereços, carros alegóricos e etc...a desvalorização subjetiva do carnaval mostra para mim apenas um dos aspectos da grande falta de sensibilidade que grassa em nossa sociedade.

E São Leopoldo tem uma das histórias mais maravilhosas dentro do seu carnaval dos bailes de salão aos cordões, blocos e escolas de samba. Não é por menos que isso que exportamos talentos neste ramo para todas as posições de produção, criação e execução na economia e gestão do carnaval. Assim, como na política também fornecemos historicamente quadros muito bons em gestão pública e programas sociais, mas a ignorância e esta ótica de terra arrasada tentam colocar tudo isto em estaca zero, negando e vilipendiando esta história e outras e suas contribuições.


Tem uma lógica bem pequena e burguesa na negação do carnaval e na transformação de seus recursos em outras coisas como se o carnaval pudesse ser substituído ou definitivamente rechaçado pelo gestor público. Tem algo bem facista e sectário nisso e em quem cultiva este sentimento em desrespeito a diversidade cultural. E eles pensam em resumo assim: se não somos nós, se não sou eu, não é bom, nem ótimo, nem excelente. Não creio que deva se tributar isso ao atual secretário de cultura como se ele fosse a causa da situação atual da cidade. O buraco é bem mais embaixo. Tipo assim: São alguns coitados que acreditam que o mundo começou no ano em que nasceram ou no ano em que o governo deles começou a governar negando tudo e todos....deveriam estudar mais, trabalhar bem mais e respeitar mais o conhecimento e o trabalho dos outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário