Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

DA INOCÊNCIA POLÍTICA E DAS DECEPÇÕES

DA INOCÊNCIA POLÍTICA E DAS DECEPÇÕES

Vi uma Postagem do Binô Zwetsch sobre as críticas das alianças do pt com pmdb em São Paulo que contrabalançava a entrada de Chalitta no governo criticada por toda a esquerda e etc, com as conquistas do governo Haddad e me lembrei de uma ideia que tive ontem:

Como Freud olharia para este campeonato mundial que alguns esquerdistas parecem praticar permanentemente de quem tem mais sonhos e de quem tem mais sonhadores?

Ideia que progrediu para pensar sobre a pureza e a inocência política preservada por aqueles que não assumem o poder executivo nunca e que com isso podem prometer e alardear uma completa vitória de alianças puras e coerentes, de relações dignas e adoráveis e de todas aquelas coisas preferíveis na nossa maior inocência e pureza de ideais.    

No destino de uma ilusão....ou - em um exemplo pior - como olhar para este discurso permanente de frustração e de decepção?

De alguns que parecem orfãos, ludibriados, enganados e que no fundo são somente em muitos caos lenientes e negligentes em seus compromissos políticos.

Não levar a sério as consequências de uma adesão a determinada política deve ser algo muito consequente no futuro....

Quem faz pouco caso da política por conta disso não pode reclamar mesmo das conseqüências disto...quando descobre que jamais a sua inocência governará dadas as condições atuais e não consegue se aliançar com outros para tentar mudá-las e avançar em conquistas...

E agora ao terminar o texto me lembrei de um jantar saboroso e do fato de que para fazê-lo e desfrutá-lo, também a louça deve ser lavada ao final ou no dia seguinte.

Então parece meio infantil de fato esta ideia de que haveria uma política que garantisse somente o exercício pleno do principio de prazer e que jamais haveria alguma imposição do principio de realidade.
É muito bom sonhar e precisamos sonhar, mas isto não basta...

Então para mim não existe maior traição ao sonho do que abandoná-lo porque a realidade é diferente, pois é ai mesmo que deveríamos encontrar a arte para torná-lo possível...

Apesar de tudo - me lembrei de Max Weber aqui - é preciso persistir e negociar e agir para a realização do sonho. ainda que para isso tenhamos que enfrentar pesadelos, dificuldades, desprazeres e fazer as malditas concessões aos demônios eleitos pelo povo...


O sonho que acabou, apesar de todo o teu sucesso pessoal e auto-satisfação moral - foi o seu, a ilusão que esmoreceu - apesar de você ter muitas dificuldades para reconhecer as bases de sua ilusão com toda a tua sabedoria conquistada e adquirida - foi a sua e o delírio que se dissolveu - apesar de você estimá-lo muito em seu íntimo e ter ele em altíssima conta ainda - foi o seu, meus sonhos continuam aqui comigo e com muitos outros e vamos andando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário