Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ATÉ AS ÚLTIMAS PALAVRAS...

Nesta última semana em meio aos trabalhos e com o passar das horas, dos dias e dos acontecimentos, o transitar pela Feira do Livro, por minha biblioteca e pela internet, o transitar pela escola, pela sala de aula e pelas ruas, o transitar pelo mundo, pela região e pela cidade, me deu um conjunto de impressões  que se somaram ao que já andava pensando sobre a morte, nossa passagem e nossa estadia neste mundo.

Para mim isto é um fenômeno intelectual recente, pois confesso que dei pouquíssima atenção a isto até 2011. Ou seja, até o desenrolar de alguns acontecimentos em minha vida pouca monta dei a este tema que é um clássico da filosofia: o encontro do ser humano com a morte, do homem ou da mulher com a morte.

A nossa vida é um "intervalo" como traduziram a expressão de Walter Pater e por certas escolhas e caráter, forma de vida e forma de pensamento, alguns de nós fazem de tudo para preencher este intervalo com certas notas, obras, ações, sentimentos e trocas cujo valor é mais esmerado pro elas do que pelos demais seres humanos. Temos que lidar com isto e colocar nossa paixão em cada diminuto momento, em cada intensidade singular ou experiência particular em que possamos fazer a graça ou a alegria de viver se presentificar. Não há para alguns homens e mulheres deste mundo nenhuma outra possibilidade de viver que substitua esta. Então, faça isso, faça o que você mais gosta até as suas últimas palavras....

Nenhum comentário:

Postar um comentário